Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sessão Solene para entrega da Medalha Herbert de Souza

• 16/10/2012

A distinção criada pelo legislativo em 2002 e redefinida pela Lei Municipal 5208/2009, com o objetivo de homenagear cidadãos ou entidades reconhecidos pela prática de destacados atos solidários, foi entregue à senhora Regina Fighera, integrante da Associação Santa-mariense de Ostomizados.
Em solenidade realizada no final da tarde desta terça-feira, a saudação em nome do parlamento municipal coube à vereadora Maria de Lourdes Castro, que apresentou a homenageada. Regina Fighera, em função da doença da mãe, vítima de câncer no intestino, expandiu sua dedicação a outros pacientes do mesmo mal e essa dedicação culminou na criação da Associação Santa-mariense de Ostomizados, em 1984. A entidade se dedica a difundir informações, prestar apoio e garantir a qualidade de vida de pacientes que, em função do câncer no intestino ou outras moléstias, têm parte do intestino removido e passam a conviver com as limitações dessa situação.
Após receber a Medalha Herbert de Souza, entregue pelo conjunto dos parlamentares, a homenageada agradeceu aos vereadores e saudou a mãe, Elvira Borin Fighera – presente à solenidade, aos 81 anos de idade –, cuja luta contra a doença deu origem à Associação Santa-mariense de Ostomizados, que hoje conta com 395 integrantes.
Finalizando o ato, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke saudou o secretário adjunto de Assistência Social, Odilo Ravanello, que representou o prefeito César Schirmer na solenidade, bem como integrantes de Lions e Rotary clubes, apoiadores de inúmeras ações assistenciais e solidárias no município. O vereador reiterou as congratulações à homenageada, Regina Fighera e a sua mãe, Elvira Borin Fighera.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão