Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sessão plenária ordinária 18.10.12

• 18/10/2012

Tribuna livre: Recanto da Esperança divulga atividades

O espaço da Tribuna Livre, na sessão desta terça-feira (18), foi utilizado por Valquíria do Carmo Dal Ri, presidente do Recanto da Esperança, que divulgou a comemoração dos 20 anos de atividades desenvolvidas na área da assistência social voltada ao atendimento a crianças e adolescentes. O Recanto atende meninos em situação de risco, na faixa etária dos quatro aos 12 anos, em regime de proteção especial coma proposta de garantir a retaguarda dos conselhos tutelares para fazer cumprir determinações do Juizado da Infância e da Juventude.

Proposições aprovadas

- Requerimento, do vereador Sérgio Cechin, solicitando o envio de Moção de Pesar à Provincial das Irmãs Franciscanas, Irmã Maria Aparecida Marques, pelo falecimento da Irmã Maria Augusta Silveira Neto, Irmã "Felicidade";

- Requerimento, do vereador Sérgio Cechin, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Reitor da UFSM, Felipe Müller, pelo êxito no Projeto PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade);

- Requerimento, do vereador Sérgio Cechin, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Presidente da Vila Cerro Azul, Francisco Nunes de Oliveira, pelo êxito no Projeto PELC;
- requerimento da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações à Escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo pelos 50 anos de fundação;

- Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando aprovação de decreto legislativo, que considera visitante ilustre Altomir Régis da Cunha, presidente internacional da Adhonep (Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno).

Primeira discussão

- Projeto de lei, da vereadora Sandra Rebelato, que institui no município de Santa Maria o Fórum Permanente de Prevenção de bebidas alcoólicas, cigarros e congêneres por crianças e adolescentes.

Resumo dos pronunciamentos

Admar Pozzobom (PSDB) elogiou o atendimento imediato realizado pelo SAMU a um rapaz que fraturou a perna durante jogo de futebol. Solicitou ao líder do governo, vereador João Carlos Maciel, que interceda junto ao Executivo Municipal a fim de que seja feita limpeza do cemitério municipal. Lamentou descaso da administração com a manutenção do cemitério.
Sérgio Cechin (PP) registrou, com pesar, o falecimento da Irmã “Felicidade”, destacando a atuação destacada das Irmãs Franciscanas na viabilização de cursos universitários, especialmente na criação da FIC, atual Unifra.

Werner Rempel (PPL) informou que, na companhia da vereadora Maria de Lourdes Castro, viaja a cidade de Santa Rosa na próxima terça-feira a fim de conhecer modelo de gestão da saúde adotado no município. “É muito interessante ir conhecer a realidade de Santa Rosa para que possamos sugerir questões do tipo para Santa Maria. Eu concebo que o problema da saúde não tem solução simples. Considero que atenção básica à saúde esteja desmantelada”, comentou. Ressaltou que há a expectativa de colher o máximo de informações do modelo de Santa Rosa – que tem fundação gestora de saúde – para sugerir ao município. Segundo o vereador, as pesquisas realizadas durante campanha eleitoral revelam que a maior preocupação dos santa-marienses é com questão da saúde.

Maria de Lourdes Castro (PMDB) parabenizou equipe do Recanto da Esperança que, há 20 anos, presta atendimentos a meninos em situação de vulnerabilidade. Destacou a possibilidade de os cidadãos auxiliarem entidades cadastradas no Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes através da destinação de percentual do imposto de renda. Elogiou a secretaria de Mobilidade Urbana e de Educação pelo trabalho realizado nas escolas municipais, citando a blitz educativa do Programa Municipal de Segurança no Trânsito ocorrida, nesta quinta-feira, em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Vargas.

Helen Cabral (PT) registrou que 75% da população santa-mariense reclamam da situação da saúde em Santa Maria, destacando que a prefeitura já deveria ter realizado informatização da rede municipal de saúde. “Não podemos mais viver gestão que ainda está ligada a modelos do século passado”, destacou, sugerindo aos vereadores conhecerem o modelo de gestão pública da saúde adotado na cidade de Canoas. Helen Cabral enfatizou a relevância do plano nacional de educação, cuja aprovação na Câmara dos Deputados aconteceu nesta quarta-feira (17). Pelo plano, que agora será votado no Senado Federal, 10% do PIB devem ser investidos na educação.

João Carlos Maciel (PMDB) declarou ter orgulho de ser vereador de Santa Maria, agradecendo apoio recebido de cada cidadão. Destacou que, na campanha eleitoral, recebeu afrontas de adversários, as quais foram inferiores a manifestações de carinho da população. João Carlos Maciel afirmou ser grato a Deus pelas pessoas que votaram na sua candidatura por acreditarem no trabalho social realizado há mais de 30 anos. “Quem foi às urnas estava aplaudindo o trabalho que estamos realizando, tanto o de rádio, como o parlamentar e o social”, comentou. Enfatizou que o grande elo da comunidade com o prefeito municipal é o vereador.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Michelle Falcão