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10/04/2019 00:04
Decreto Executivo nº 0045/2019

Decreto Executivo nº 0045/2019
ALTERA O DECRETO Nº 4, DE 4 DE JANEIRO DE 2019, QUE DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS PARA CONTENÇÃO DE GASTOS PARA O EXERCÍCIO DE 2019, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.



O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA MARIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas em Lei,
 
CONSIDERANDO que a Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o princípio do equilíbrio das contas públicas;
 
CONSIDERANDO a necessidade de novamente readequar as despesas à programação financeira de entrada de receitas para o corrente ano;
 
CONSIDERANDO ser imperioso estabelecer novas medidas visando à redução do custo administrativo, a necessidade de contenção de despesas e a otimização e qualificação do gasto público, primando pela eficiência na gestão municipal, assegurando, todavia, o funcionamento contínuo dos serviços essenciais do Município;
 
CONSIDERANDO que as medidas, de pequeno impacto já realizadas não surtiram os efeitos necessários para a adequação à nova realidade financeira e orçamentária do Município, tendo em vista o comportamento das receitas e despesas no primeiro trimestre de 2019;
 
CONSIDERANDO os sucessivos atrasos de repasses para área da saúde por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
 
CONSIDERANDO o disposto no Decreto nº 2, de 2 de janeiro de 2017, que Institui o Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública e determina a adoção de medidas de racionalização administrativa, contenção de despesas e contingenciamento orçamentário,
 
 
D E C R E T A:
 
 
Art. 1º O art. 2º do Decreto Executivo nº 4, de 4 de janeiro de 2019, passa a vigorar com a seguinte redação:
 
“Art. 2º As dotações orçamentárias das Secretarias, Órgãos equiparados e Entidades do Poder Executivo aprovadas para o exercício financeiro de 2019 ficam reduzidas em 30% (trinta por cento) do seu montante inicial, para atendimento primordial dos serviços essenciais da Secretaria de Município de Saúde.
Parágrafo único. Excetua-se as dos grupos de pessoal e encargos sociais, juros, encargos, amortização da dívida e dotações de contratos de serviço continuado, bem como, as que tenham como fontes de recursos convênios, operações de crédito internas e externas, e a dotação destinada ao pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno valor - RPV.” (NR)
 
Art. 2º O art. 3º do Decreto Executivo nº 4, de 4 de janeiro de 2019, passa a vigorar com a seguinte redação:
 
“Art. 3º Os saldos remanescentes das dotações orçamentárias previstas para cada Secretaria, Órgãos equiparados e Entidades do Poder Executivo, após a aplicação da redução prevista no art. 2º deste Decreto Executivo, serão analisadas trimestralmente pelo Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação de Despesa Pública - NGE.” (NR)
 
Art. 3º Altera os anexos I, II, III, IV e V e insere o anexo VI ao Decreto Executivo nº 4, de 4 de janeiro de 2019.
 
Art. 4º Este Decreto Executivo entra em vigor na data de sua publicação.
 
Art. 5º Revoga o Decreto Executivo nº 37, de 14 de março de 2019.
 
Casa Civil, em Santa Maria, aos 10 dias do mês de abril de 2019.
 
 
 
Jorge Cladistone Pozzobom
Prefeito Municipal        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO I
AUTORIZAÇÃO PARA SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO
 
Da: ........................................................................
 
 
Para: ................................................
         Considerando as justificativas apresentadas abaixo, solicitamos, nos termos do Decreto nº....., de..... de ..... de....., autorização para o exercício de serviços extraordinários:
 
Área/setor/ atividade: .........................................................................................
                         
Período: ...................................................
 
Servidor: ...................................................
Justificativa para a realização de serviço em horário extraordinário na área, setor, atividade:
 
 
 
 
Dias (dias de semana, ou sábados, domingos, feriados) e horários de prestação de horas extras:
 
 
 
Nº de servidores a serem convocados para serviço extraordinário:  
 
 
 
 
Número máximo mensal de horas por servidor:
....... horas
 
Número máximo mensal de horas extras a serem vencidas na atividade, setor ou área:
........ horas
Outras Informações:
 
Em _____/_____/______
         
 
 
________________________________
Nome e carimbo do solicitante
AUTORIZO
 
Em_____/_____/______
 
          ______________________________
           Nome e carimbo do Secretário (a)
     Secretário (a) de Município de.............
 
AUTORIZADO EM _____/_____/______.             OBS:
..................................................................................................................................................
...........................................................................................................................................................……………………………………………………………………………………………………………………................
         
        ____________________________           ____________________________
      Secretário de Município de Finanças                      Chefe da Casa Civil      
 
         ____________________________          ____________________________
        Controlador (a) Geral do Município        Secretário (a) de Município de Gestão
     Gestão e Modernização
           
 
 
       
 
 
ANEXO II
SOLICITAÇÃO DE DESCONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS*
 
Secretaria de origem do requerimento: ______________________________
 
 
Para: NGE
*Considera-se descontingenciamento a situação em que o valor requerido CONSTA no orçamento da Secretaria requerente, mas é considerado contingenciado, nos termos do Decreto 04/2019.
Informações sobre o pedido: (preencher todos os dados de forma correta, sob pena de não acolhimento)
Projeto/ Atividade:_________
Elemento de Despesa: ________________
Recurso: _________________
 
Valor a ser descontingenciado:  ___________________
Motivação do pedido com vistas ao interesse público[1]: __________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
 
____________________________________
Assinatura do Secretário
Titular da pasta requerente
 
Deliberação do NGE:
Considerando as informações acima expostas e a motivação apresentada pela secretaria requerente, este NGE:
 
(   ) autoriza o descontingenciamento solicitado.   
(   ) NÃO autoriza o descontingenciamento solicitado.   
 
Considerações do NGE:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
         
 
        ____________________________           ____________________________
      Secretário de Município de Finanças                      Chefe da Casa Civil      
 
         ____________________________          ____________________________
        Controlador (a) Geral do Município        Secretário (a) de Município de Gestão
     Gestão e Modernização
           
 
 
 
 
ANEXO III
 
SOLICITAÇÃO DE SUPLEMENTAÇÃO SEM PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DE RECURSOS*
 
Secretaria de origem do requerimento: ______________________________
 
 
Para: NGE
*Considera-se suplementação sem previsão orçamentária a situação em que o valor requerido NÃO SE ENCONTRA DISPONÍVEL no orçamento da Secretaria requerente.
 
Informações sobre o pedido: (preencher todos os dados de forma correta, sob pena de não acolhimento)
Projeto/ Atividade:_________
Elemento de Despesa: ________________
 
Valor necessário a ser suplementado: ___________________
 
Motivação do pedido com vistas ao interesse público[2]:
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
____________________________________
Assinatura do Secretário
Titular da pasta requerente
 
 
Sugestão/parecer da SMF sobre a solicitação: ____________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Deliberação do NGE:
Considerando as informações acima expostas e a motivação apresentada pela secretaria requerente, este NGE:
 
(   ) autoriza a suplementação solicitada, nos termos sugeridos pela SMF.   
(   ) NÃO autoriza a suplementação solicitada.   
 
Considerações do NGE:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________ ___________________________     
         
        ____________________________           ____________________________
      Secretário de Município de Finanças                      Chefe da Casa Civil      
 
         ____________________________          ____________________________
        Controlador (a) Geral do Município        Secretário (a) de Município de Gestão
                         Gestão e Modernização
 
 
 
 
 
ANEXO IV
 
PEDIDO DE REMANEJAMENTO
 
Da: _________________________________
 
Para: ____________________________________
 
 
Solicitamos o remanejamento da dotação orçamentária conforme informação abaixo:
 
Descontingenciamento Contingenciamento
 
Projeto/ Atividade:_____________
Despesa: ____________________
Recurso: _____________________
Valor: _______________________
 
 
Projeto/ Atividade:___________
Despesa: __________________
Recurso: ___________________
Valor: _____________________
 
Justificativa do pedido:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AUTORIZADO EM ____/ _____/ ________.
 
 
 
 
__________________________________________
Assinatura e carimbo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO V
 
RELATÓRIO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO REALIZADOS
 
 
Secretaria: 
 
 
Competência:
 
Área/setor/ atividade:    
 
 
Nome
 
 
Cargo
 
 
 
Horas Extras 50% Horas Extras 100%
 
 
Total
Diurno Noturno
 
Diurno Noturno
 
             
             
             
             
             
Total do Setor A  
Nome
 
 
Cargo
 
 
 
Horas Extras 50% Horas Extras 100%
 
 
Total
Diurno Noturno
 
Diurno Noturno
 
             
             
             
             
             
Total do Setor B  
               
 
 
Total de horas extras da Secretaria a 50%  
Total de horas extras da Secretaria a 100%  
Total autorizado pelo Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública
 
 
”(NR)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO VI
 
 
Quantitativo de Horas Extras autorizadas pelo Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública a partir de 1º de maio de 2019
 
Secretarias Total de horas mensais autorizadas pelo Núcleo de Gestão
Guardas 2.400 horas - sendo 1.200 para dias normais e 1.200 para domingos e feriados
Cultura, Esporte e Lazer 64 horas
Desenvolvimento Rural 172 horas
Desenvolvimento Social 240 horas
Educação 76 horas
Estruturação e Regulação Urbana 264 horas
Finanças - contabilidade  
160 horas
Finanças - Sup. Receitas
Gestão 76 horas
Infraestrutura e Serviços Públicos 1.920 horas
Meio Ambiente 40 horas
Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação - Aeroporto 40 horas
Mobilidade Urbana - Fiscais 664 horas
Procuradoria 80 horas
Saúde 1.600 horas
 
 
 
 
[1] Considerando a motivação dos atos administrativos, a eficiência nas tomadas de decisão e a necessidade dos serviços públicos, neste item, a Secretaria requerente deve motivar, suficientemente, o requerimento, com vistas ao interesse público, uma vez que o NGE considerará esta justificativa para deliberar sobre o pedido.
 
[2] Considerando a motivação dos atos administrativos, a eficiência nas tomadas de decisão e a necessidade dos serviços públicos, neste item, a Secretaria requerente deve motivar, suficientemente, o requerimento, com vistas ao interesse público, uma vez que o NGE considerará esta justificativa para deliberar sobre o pedido.
Criado em: 10/04/2019 - 16:35:17 por: Lucélia Machado Rigon Alterado em: 10/04/2019 - 16:35:17 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

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