sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
08/04/2021 14:04
RESOLUÇÃO LEGISLATIVA Nº 0002/2021

RESOLUÇÃO LEGISLATIVA Nº 0002/2021
ESTABELECE ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS QUANTO ÀS MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA MARIA, EM CONSONÂNCIA COM O SISTEMA DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO INSTITUÍDO PELO DECRETO ESTADUAL Nº 55.240/2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

JOÃO RICARDO VARGAS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Rio Grande do Sul,
Faz saber que, em conformidade com o que determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta casa, o plenário aprovou e eu promulgo a seguinte:
 
RESOLUÇÃO LEGISLATIVA
Art. 1º Esta Resolução Legislativa estabelece orientações e procedimentos quanto às medidas de proteção a serem adotadas pelo Poder Legislativo Municipal e ao seu funcionamento durante o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), em consonância com o Sistema de Distanciamento Controlado, instituído pelo Decreto Estadual nº 55.240/2020.
 
Art. 2º A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria terá seu funcionamento observando as bandeiras classificatórias do risco de propagação previstas no art. 5º do Decreto Estadual nº 55.240/2020, que estabeleceu, em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul, o Sistema de Distanciamento Controlado.
 
DAS MEDIDAS APLICÁVEIS INDEPENDENTEMENTE DA COR DA BANDEIRA
 
Art. 3º Ficam suspensas, enquanto perdurar a pandemia:
 
I – toda e qualquer atividade que não se refira às funções legislativas e administrativas, sendo vedada a cedência de salas para outros fins;
II – a realização de Sessões Solenes;
III – o uso da tribuna livre.
 
DAS MEDIDAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
 
Art. 4º O horário de expediente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria será em turno único, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
 
§ 1º O expediente dos servidores que desenvolvem atividades necessárias ao funcionamento das sessões plenárias ordinárias e extraordinárias será das 13h30 às 19h30, nas terças-feiras e quintas-feiras.
 
§ 2º As chefias imediatas de cada setor serão responsáveis pela confecção das escalas dos servidores referidos no parágrafo anterior, devendo ser respeitado o intervalo interjornada legal.
 
Art. 5º Os setores administrativos e gabinetes parlamentares, deverão manter número limitado de funcionários para o desenvolvimento de atividades presenciais, fazendo uso de regimes de escalonamento e home office, para fins de observância do distanciamento mínimo de 01 (um) metro e em respeito às regras da bandeira vigente, nos percentuais que seguem:

I – Bandeira Amarela: 100% dos servidores;
II – Bandeira Laranja: 75% dos servidores, ou no máximo 3 pessoas;
III – Bandeira Vermelha: 50% dos servidores ou no máximo 2 pessoas;
IV – Bandeira preta: 25% dos servidores, ou no máximo 02 pessoas e o vereador;
 
Parágrafo único. As chefias de cada setor poderão, mediante justificativa devidamente fundamentada e dirigida à Secretaria Geral, solicitar, em carácter excepcional, a inclusão de outro servidor, efetivo ou comissionado, escala de serviço.
 
Art. 6º Na vigência da Bandeira Preta o expediente será exclusivamente interno.

Art. 7º Durante a vigência da Bandeira Preta, o protocolo da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria para o público externo funcionará em regime de plantão, das 08hs às 17hs, devendo ser realizado contato com a Secretaria Geral, através dos números (55) 3220-7274 e (55) 3220-7202 ou pelo e-mail secgeral@camarasm.rs.gov.br, para conhecimento das instruções para a entrega da documentação.
 
Art. 8º Ficará a cargo da chefia imediata do setor ou dos gabinetes a organização da escala de trabalho para fins de controle do trabalho presencial e das tarefas desempenhadas de forma remota.
 
DAS MEDIDAS SANITÁRIAS EM GERAL
 
Art. 9º Para acesso às dependências do Poder Legislativo por servidores ou visitantes, serão observados os limites estabelecidos em cada cor de bandeira, e será obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o período em que se mantiverem no interior da Câmara Municipal de Vereadores.
 
Parágrafo Único. O acesso às dependências dar-se-á com controle na portaria central, que realizará a identificação do servidor ou visitante, setor de lotação e/ou destino, e será autorizado mediante a utilização de máscara de proteção, a aferição da temperatura corporal e a higienização das mãos com álcool gel 70% (setenta por cento).
 
Art. 10 Os setores e gabinetes parlamentares deverão, obrigatoriamente, observar o distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre as estações de trabalho presencial e, também, ao receberem visitantes.
 
Art. 11 Será permitido o acesso de visitantes aos gabinetes parlamentares ou setores, mediante autorização junto à recepção da Câmara, sendo vedada a aglomeração de público no interior da Casa Legislativa, da seguinte forma:
 
I – Ficará limitado a 10 (dez) visitantes por dia durante a Bandeira Amarela;
II – Ficará limitado a 5 (cinco) visitantes por dia durante a Bandeira Laranja, permitido o acesso de no máximo 1 (uma) pessoa por vez;
III – Ficará limitado a 3 (três) visitantes por dia durante a Bandeira Vermelha, permitido o acesso de no máximo 1 (uma) pessoa por vez;
IV – Na vigência da bandeira preta não será permitida a entrada de visitantes, exceto em carácter excepcional, mediante justificativa devidamente fundamentada, dirigida à Secretaria Geral.
 
Art. 12 Os servidores que utilizam o relógio de ponto biométrico deverão fazer o seu registro do ponto pelo aplicativo iPonto.
 
Art. 13 Durante a realização de Sessões Plenárias Ordinárias e Extraordinárias presenciais, conforme normativas específicas de cada cor de bandeira, deverá ser observado o distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre os assentos dos parlamentares.
 
Art. 14 Durante a realização de Sessões Plenárias Ordinárias e Extraordinárias presenciais, conforme normativas específicas de cada cor de bandeira, deverá ser observado o distanciamento mínimo de 1 (um) metro entre os assentos das galerias do Plenário, obedecendo, ainda, as restrições de lotação de público de cada bandeira.
 
Art. 15 Os microfones da tribuna e de aparte deverão ser devidamente higienizados após a utilização por cada orador.
 
Art. 16 A Diretoria Administrativa da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria deverá adotar todas as providências necessárias para a instalação de novos recipientes de álcool gel 70% (setenta por cento) nas dependências do Poder Legislativo, caso os atuais sejam insuficientes, assim como, mantê-los permanentemente carregados, assim como realizar a aquisição de novas máscaras, caso necessário, a serem fornecidas como Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos servidores, parlamentares e estagiários.

Art. 17 Fica mantida, enquanto perdurar a pandemia, a obrigatoriedade da limpeza diária regular dos banheiros, elevador, corrimãos e maçanetas, além de outros espaços de circulação.
 
Art. 18 Os parlamentares e as chefias de setores administrativos que identificarem sintomas de contaminação pelo COVID-19 em parlamentares, servidores, estagiários ou colaboradores terceirizados, deverão comunicar o fato imediatamente à Secretaria Geral da Câmara.
 
DO TRABALHO REMOTO AOS GRUPOS DE RISCO
 
Art. 19 Fica mantida a concessão do regime de trabalho remoto aos servidores maiores de 60 (sessenta) anos, àqueles que tiverem filhos menores de 1 (um) ano, às gestantes, aos imunossuprimidos, às pessoas com doenças respiratórias crônicas e às demais pertencentes à grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde, devidamente comprovado, enquanto persistir a pandemia e/ ou por orientação dos órgãos de saúde local, obedecendo às seguintes previsões:
 
I – a condição de imunossuprimido, de portador de doenças respiratórias crônicas e do grupo de risco determinado oficialmente pelo Ministério da Saúde, mencionados no caput deste artigo, dependerá de comprovação por meio de relatório médico, devidamente validado pelo médico da saúde do trabalhador da Secretaria de Município da Saúde, a ser enviado para a Diretoria de Recursos Humanos;
II – as metas e atividades a serem desempenhadas nesse período serão acordadas por escrito entre a chefia imediata e o servidor;
III – é responsabilidade do servidor providenciar as estruturas físicas necessárias à realização do trabalho remoto, mediante o uso de equipamentos ergonômicos adequados.
 
DAS MEDIDAS APLICADAS ÁS ATIVIDADES LEGISLATIVAS
 
Art. 20 As Sessões Plenárias Ordinárias, as Sessões Plenárias Extraordinárias e as reuniões das Comissões Permanentes e Frentes Parlamentares da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria serão na forma da Resolução Legislativa nº 009/2012 - Regimento Interno.
 
§ 1º As Sessões Plenárias Ordinárias serão realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, com início às 15hs00, e as Sessões Plenárias Extraordinárias serão realizadas nos termos do artigo 136, da Resolução Legislativa nº 009/2012".
 
§ 2º As Comissões Permanentes, as Comissões Especiais e as Frentes Parlamentares realizarão as suas reuniões preferencialmente no Plenário ou Plenarinho da Câmara, nos termos da Resolução Legislativa n° 009/2012, sendo vedada a realização de reuniões simultâneas no mesmo local.
 
§ 3º As Comissões Permanentes, as Comissões Especiais e as Frentes Parlamentares utilizarão os mesmos critérios de ocupação das galerias do plenário previstos no artigo 21 desta resolução.
 
Art. 21 Durante a realização das Sessões Plenárias Ordinárias as galerias do Plenário poderão ser ocupadas desde que respeitados o distanciamento mínimo de 1 (um) metro e as regras da bandeira vigente, nos percentuais que seguem:
 
I – Bandeira Amarela: 75% da capacidade prevista no PPCI;
II – Bandeira Laranja: 50% da capacidade prevista no PPCI;
III – Bandeira Vermelha: 25% da capacidade prevista no PPCI;
IV – Preta as sessões serão realizadas sem a presença de público externo;

Art. 22 Aplicam-se as mesmas disposições quando da realização das Sessões Plenárias Extraordinárias.
 
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art. 23 Durante a vigência do Sistema de Distanciamento Controlado, os setores e gabinetes deverão, de forma permanente, incentivar o atendimento de forma telefônica e/ou por e-mail, evitando a circulação de pessoas de forma desnecessária.

Art. 24 A Diretoria de Recursos Humanos e a Diretoria Financeira, assim como outros setores porventura envolvidos, deverão observar as providências necessárias para o regular pagamento de fornecedores, servidores e estagiários, inclusive, caso necessário, ficando autorizado o ingresso dos responsáveis aos setores, observadas as normativas de cada bandeira.
 
Art. 25 Os gestores dos contratos ficam novamente autorizados a avaliar a possibilidade de redução temporária do quadro de funcionários ou da implantação de rodízio para aqueles que prestem serviços essenciais que não poderão ser totalmente suspensos, mantido o padrão mínimo necessário da prestação do serviço e observadas as recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS).
 
Art. 26 Decisões urgentes que não englobadas nesta Resolução Legislativa poderão ser definidas pela Mesa Diretora e serão publicadas na forma de Ato Legislativo.

Art. 27 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e vigorará enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19), em consonância com o Sistema de Distanciamento Controlado instituído pelo Decreto Estadual nº 55.240/2020, podendo ser revista a qualquer tempo pela Mesa Diretora para edição de novos atos normativos.
 
Art. 28 Fica revogada a Resolução Legislativa nº 009 de 15 de junho 2020.


 
Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria, aos oito (08) dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e um (2021).
 
 
   
Ver. João Ricardo Vargas
Presidente da CMVSM
 
 
Registre-se e Publique-se
 
Ver. Alexandre Pinzon Vargas
1º Secretário
 
Criado em: 08/04/2021 14:56:03 por: Lucélia Machado Rigon Alterado em: 08/04/2021 14:56:03 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços