Projeto de Lei nº 8491/2017
"INCLUI NO CALENDÁRIO DE EVENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA O PÁTIO RURAL.”
Art. 1º - Inclui o Pátio Rural no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Santa Maria.
Art. 2º - O Executivo Municipal regulamentará através de Decreto, o local e periodicidade do evento.
Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santa Maria(RS), 01 de junho de 2017.
Juliano Soares da Silva (PSDB)
JUBA
Justificativa
O presente Projeto de Lei tem a finalidade de instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos no Município de Santa Maria o “Pátio Rural”. O evento é Cultural, social, gastronômico, artesanal e acima de tudo promove a economia local e o setor da agricultura e desenvolvimento rural de toda a região. Já é considerado um evento que ganhou seu espaço e tradição na nossa cidade, já que se encontra na sua 12ª edição, num curto espaço de tempo, realizando-se anualmente mais de uma edição anual.
O Pátio Rural teve início em abril de 2015, com a sua 1ª edição, tendo se realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2015.
As primeiras edições realizaram-se no Hotel Fazenda Pampas, antiga Cidade dos Meninos, no Bairro Camobi, superando positivamente as expectativas dos organizadores, desde a sua 1ª edição.
Percebe-se que o evento é um sucesso desde a sua 1ª edição, já que no primeiro dia, foram mais de 4 mil pessoas, o que resultou nas melhorias que se percebe da primeira até a última edição. O evento tem uma média de quinze mil visitantes por evento, comercializando-se em torno de duzentos mil reais a cada evento, tendo cada um deles uma média de duzentas pessoas envolvidas.
Um dos objetivos do evento é socioeconômico, promover o desenvolvimento rural, uma vez que veio para alavancar a economia local. Com o Pátio Rural busca-se a convergência de todos os distritos a um só tempo, num único local, quando um elenco admirável de protagonistas estará em ação para oferecer aos visitantes uma Feira-festa onde gastronomia, artesanato, produtos de agroindústrias, hortifrutigranjeiros, sucos e vinhos, jogos rurais, músicas e cantorias, tudo com muita animação, proporcionando culturas variadas da região, lazer e muita diversão a população em geral da cidade e do campo reunidos e incentivando a economia local da nossa região.
O local onde se costuma realizar o evento é aprazível, em meio à natureza exuberante, abundante em espaços para caminhadas, passeios de charrete, passeios a cavalo, contato com animais de diversas espécies, entre outras como somente o Hotel Fazenda Pampas tem condições de proporcionar.
Uma característica importante é o acesso gratuito, possibilitando o acesso sem distinção de classes sociais, e ainda garantindo o prazer distribuído sem limites a todos os visitantes. Os produtos são variados e de valores diversos, facilitando a todos a aquisição de algum produto ali comercializado, seja ele do gênero alimentício ou não.
No ano de 2015, foram organizados 07 eventos Pátio Rural, no ano de 2016, 04 eventos entre os meses de junho e dezembro e no ano de 2017 estão previstos dois eventos, nos meses de junho e agosto.
Tendo em vista a intenção do Prefeito de manter ao longo da sua gestão a realização do Pátio Rural, nada mais justo do que torna-lo lei, mantendo assim um projeto do município que deu certo.
Não bastasse isso, no atual cenário caótico em que se encontra o País no que tange a crise econômica, o que faz vários municípios a realizarem contingenciamentos, o Pátio Rural foi um dos inúmeros eventos do município que conseguiu autorização do Prefeito em continuar.
Além dos tradicionais expositores, este ano o evento conta com o Pátio Food Park, um festival de foodtrucks com diversas variedades de comidas, e o Pátio Beer, uma mostra de cervejarias artesanais de Santa Maria e região.
Nesse sentido, conto com o apoio dos nobres pares desta Casa para aprovação do referido projeto, para incluir o Pátio Rural no Calendário Oficial do Município de Santa Maria/RS.
Santa Maria (RS), 31 de maio de 2017.