PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

17/08/2018 00:08
Projeto de Lei nº 8740/2018

Projeto de Lei nº 8740/2018
DISPÕE SOBRE NORMAS A SEREM APLICADAS EM ESTRADAS DOS DISTRITOS DE SANTA MARIA

Art. 1º Os corredores das estradas municipais terão, o máximo de 22 metros de largura e o mínimo de 11 metros.
I - As estradas gerais terão corredores de 22 metros de largura;
II - As estradas vicinais terão corredores de 11 metros de largura;
 
Art. 2º O morador que, por qualquer motivo, alterar a localização de suas cercas e diminuir o tamanho original das estradas municipais, infringindo o caput desta lei, estará sujeito à advertência por escrito por parte do Poder Executivo para que normalize a situação no prazo de 30 dias.
§1° Findo o prazo de 30 dias estipulados no caput, o morador será multado em 100 (cem) UFMs (Unidades Fiscais Municipais) por dia de descumprimento da presente lei.
§2° Transcorridos 60 dias da advertência por escrito, se o morador não tiver reestabelecido o tamanho original da estrada, poderá o Poder Executivo derrubar as cercas que estão em local indevido para que a estrada retorne ao seu tamanho estabelecido no art. 1º da presente Lei.
 
Art. 3º Qualquer morador poderá denunciar irregularidades sobre situações que estejam fazendo a metragem mínima da presente lei ser descumpridas.
 
Art. 4º - Nenhuma obra no acesso a propriedades, localizadas as margens das estradas nos distritos, poderá ser feita sem a prévia autorização da Prefeitura Municipal
 
Art. 5º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
 
Santa Maria, 14 de agosto de 2018.

 
JUSTIFICATIVA
Esse Projeto de Lei se justifica em razão da necessidade de normatizar de maneira clara as metragens que devem ser respeitadas no que tange a largura das estradas dos distritos de Santa Maria.
Nos dias de hoje, há inúmeras propriedades que avançam as suas cercas em nas áreas em áreas públicas e é necessário uma lei que coíba essas práticas.
 
Criado em: 14/08/2018 - 08:20:52 por: jefferson polidoro Dias Alterado em: 17/08/2018 - 12:47:05 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços