PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

25/03/2019 00:03
Projeto de Lei nº 8873/2019

Projeto de Lei nº 8873/2019
DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO, EM PARQUE DE DIVERSÕES E CASAS DE FESTAS INFANTIS, NOS BRINQUEDOS E ATRAÇÕES, DE PLACA INFORMATIVA SOBRE A MANUTENÇÃO, VISTORIA E RISCO NA SUA UTILIZAÇÃO.

Faço saber, em conformidade com o que determina a Lei Orgânica do Município, em seu Art. 99, III, que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, e EU, JORGE CLADISTONE POZZOBOM, Prefeito Municipal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, sanciono e promulgo a seguinte Lei:
 
 
Art. 1º- Fica obrigada a fixação de placa informativa sobre a manutenção, vistoria e risco na utilização de brinquedos e atrações de parque de diversões ou casas de festas infantis.

Parágrafo único – A placa mencionada no caput deste artigo deverá ser fixada na entrada de cada um dos brinquedos e atrações, tendo em vista a peculiaridade individual.
 


Art. 2° - São informações necessárias a conter na placa informativa mencionada no art. 1° desta Lei:

I – data da última manutenção realizada;

II – data da última e da próxima vistoria ou inspeção técnica;

III – informações referentes a eventuais riscos inerentes a utilização, tais como, perigos para pessoas portadoras de doença e assemelhados.

 

Art. 3° - No caso de descumprimento desta Lei o estabelecimento infrator se sujeitará nas seguintes penalidades:
I – advertência, para regularização;

II – multa, no valor de 500 (quinhentas) UFM’s;

III – multa, no valor de 800 (oitocentas) UFM’s;

IV – multa, em valor dobrado da última aplicação nas reincidências subsequentes.
 
 

Art. 4° - Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias após a sua publicação.

 
Santa Maria, 25 de março de 2019.

 
PROJETO DE LEI N° ______ , de ____ de __________ de 2019
 
 
JUSTIFICATIVA
 
 
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),
 
 
Pelo presente, na observância das disposições regimentais, encaminho para análise de Vossas Senhorias o Projeto de Lei que dispõe sobre a fixação, em parque de diversões e casas de festas infantis, nos brinquedos e atrações, de placa informativa sobre a manutenção, vistoria e risco na sua utilização.
            Através deste Projeto de Lei, tem-se como objetivo contribuir para a promoção de maior segurança especialmente para o público infantil frequentadores de casas de festas e, também, aos adultos que buscam lazer em parques de diversões que se instalam em Santa Maria.
A informação é a principal aliada para a prevenção de acidentes e, não diferente, em locais que colocam ao dispor do público brinquedos e atrações, as quais, muitas vezes, carecem de dados quanto a manutenção, vistoria e até mesmos riscos que representam para a saúde.
                  Com tal fulcro, é que a fixação de placas indicativas de questões ligadas a segurança dos instrumentos abordados no referido Projeto colaborará para que casos nenhum pouco desejáveis de acidentes possam ser evitados.
Sendo assim, pela pertinência do assunto é que enviamos o Projeto para apreciação desta Câmara.
 
Criado em: 20/03/2019 - 15:40:56 por: Lucas Saccol Alterado em: 25/03/2019 - 17:03:47 por: Tatiana Ventura

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços