quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
02/04/2019 00:04
Projeto de Lei nº 8876/2019

Projeto de Lei nº 8876/2019
DISPÕE SOBRE A MUDANÇA DE DENOMINAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE CASA 13 DE MAIO, PARA UNIDADE DE SAÚDE DR. RUBENS FABRÍCIO DA SILVA.
 

Art. 1º. A Unidade de Saúde Casa 13 de Maio, situada a Rua Riachuelo nº 364, Centro, deste município de Santa Maria, passa a denominar-se Unidade de Saúde Dr. Rubens Fabrício da Silva.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.


Santa Maria, 01 de abril de 2019.

 
J U S T I F I C A T I V A

O presente projeto tem por objetivo homenagear o médico Dr. Rubens Valeriano Furtado Fabrício da Silva, com a qual os munícipes desta cidade foram agraciados com a sua presença e vida profissional exemplar, demonstrando um amor irrestrito à medicina.
Natural de Bossoroca, na região das Missões, Dr. Fabrício era carinhosamente chamado de "Barão" por seus inúmeros amigos. Em sua formação superior, cursou alguns anos de Medicina na Universidad de la Republica (Montevidéu - Uruguai), mas graduou-se pela Faculdade de Santa Maria, fundada em 1954, como extensão da UFRGS. Na sequência, especializou-se em Dermatologia em Buenos Aires e concluiu, com louvor, o 2° Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical, pelo renomado Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.
De volta a Santa Maria, assumiu a cátedra de Dermatologia na UFSM, onde ajudou a formar mais de 4.000 profissionais. De acordo com ex-alunos, suas aulas eram fortemente influenciadas pelo método francês de ensino e verdadeiramente magistrais, próprias de um catedrático da velha estirpe, que sabia aliar, com invulgar modéstia e naturalidade, elevada erudição e aforismos regionais, para deleite de toda a turma. Na década de 1970, como médico responsável pelo Dispensário da Casa de Saúde, promoveu uma campanha histórica pela erradicação da hanseníase no Centro-Oeste do Estado. Em Santa Maria, Fabrício também trabalhou nos hospitais Astrogildo de Azevedo, Universitário e da Brigada Militar, deixando em todos os locais em que atuou a imagem de profissional competente, ético e, sobretudo, humano.
Fabrício foi, antes de tudo, um homem íntegro e apaixonado pela vida, que em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico à valorização tanto a profissão quanto aos seus alunos e companheiros de trabalho, ao longo dos anos que dedicou a repassar o seu conhecimento para com aqueles que tiveram a possibilidade de compartilhar do seu convívio. Este projeto visa prestar homenagem e reconhecimento póstumo à memória de quem teve uma vida dedicada à área da saúde, bem como a quem ressaltou o valor da vida em abundância e distribuiu seus conhecimentos com quem deles precisava. Pelos motivos expostos, entendemos ser justa e necessária a homenagem que pretendemos prestar por meio do presente Projeto de Lei, razão pela qual, solicito aos Nobres Pares a sua aprovação.
Criado em: 01/04/2019 - 15:54:35 por: hilza freitas Alterado em: 02/04/2019 - 14:14:51 por: Tatiana Ventura

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços