Projeto de Lei nº 8929/2019
DENOMINA DE RUA MANOEL PEREIRA, UMA VIA LOCALIZADA NA VILA NOSSA SENHORA DO TRABALHO , BAIRRO SALGADO FILHO, NA CIDADE DE SANTA MARIA.
Art. 1º- Fica oficialmente denominada de “ Rua Manoel Pereira” o logradouro público conhecido como "Rua P", localizado na Vila Nossa Senhora do Trabalho , Bairro Salgado Filho, que tem confrontação ao norte com a Rua Nossa Senhora do Trabalho, ao sul com a Rua Manoel Antunes Martins, a oeste com área particular e a leste com área particular.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da publicação.
Santa Maria, 26 de junho de 2019.
JUSTIFICATIVA:
O vereador proponente encaminha este Projeto de Lei a fim de atender uma solicitação dos moradores que realizaram um abaixo-assinado manifestando o interesse em nomear a referida via de Rua Manoel Pereira, pois a mesma não possui denominação oficial perante o município, como também irá facilitar o acesso a vários serviços públicos, tais como, correspondências, iluminação e tantos outros. Salientamos que o nome apresentado, dá-se pela sugestão dos próprios moradores e familiares que residem na referida rua, no desejo de homenagear um dos primeiros morador local.
Manoel Pereira Nasceu no dia 21 de março de 1932 e faleceu no dia 30 de maio de 2009. Casou-se com Catharina Dias e tiveram 5 filhos. Morava no interior e por motivos de doença de sua filha mais nova teve que mudar-se para cidade, vindo a residir na rua em questão, na Vila Nossa Senhora do Trabalho, onde , a época, não existia nenhum morador, tinha ali somente um matadouro e logo mais a lenheira e um bar que seu Manoel abriu para garantir o sustento de sua família. No local não existia infraestrutura, nem água e luz.
Seu Maneco, como ficou conhecido, foi um desbravador. Abriu matos para fazer uma rua onde aos poucos foram chegando mais famílias. Ele sempre ajudava todos a arrumar seus lares, se precisavam de mantimentos ou medicação ele sempre dava um jeito, reunia os outros moradores ou tirava do próprio bolso para solucionar os problemas. Com o tempo ajudou a conquistarem água canalizada e luz, pois no local só existia uma bica que abastecia a todos e a iluminação era feita com lampião.
Ele era uma pessoa muito querida e respeitada, um líder em busca das melhorias da comunidade, e fez parte do início da história da Irmã Léa, a qual também foi homenageada com nome de via pública.
Manoel Pereira é até hoje muito lembrado na comunidade, por todos seus feitos e boas ações, faleceu sem realizar seu maior sonho, que era ver a Vila Nossa Senhora do Trabalho asfaltada, asfalto esse, que chegou quatro anos após seu falecimento.
Sendo assim, diante do exposto, encaminhamos para apreciação dos demais vereadores e vereadoras, o presente Projeto de Lei contando com a aprovação do mesmo.