quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
09/07/2019 00:07
Projeto de Lei nº 8935/2019

Projeto de Lei nº 8935/2019
AUTORIZA A CONCESSÃO DE USO DE ESPAÇO LOCALIZADO NO INTERIOR DO PRÉDIO SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA MARIA, DESTINADO À INSTALAÇÃO E A EXPLORAÇÃO DE UMA LANCHERIA.



Art. 1º Fica o Chefe do Poder Legislativo autorizado a realizar concessão de uso de espaço público de 28,92 m², no interior do prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, destinado à instalação e à exploração de uma lancheria.
§ 1º A concessão de uso de que trata o caput do presente artigo, deverá ser formalizada mediante prévio procedimento licitatório, observado o disposto nas Leis nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e suas alterações;
§ 2º A concessão de uso vigorará pelo período de 05 (cinco) anos, a partir da data de assinatura do contrato.
 
Art. 2º Os requisitos para a instalação e exploração dos serviços serão dispostos em edital de licitação próprio.
 
Art. 3º A instalação e exploração dos serviços a serem prestados ficarão sujeitos à legislação e fiscalização do Poder concedente, incumbindo aos que as executarem a sua permanente atualização e adequação às necessidades dos usuários.
Art. 4º O edital de licitação, observadas as disposições das Leis Federais nº 8.666, de 1993, e nº 8.987, de 1995, e atualizações posteriores e da Lei Orgânica do Município, conterá exigências relativas:
I - à observância da legislação relativa à execução de obras em espaços públicos, obedecendo, rigorosamente, o projeto aprovado;
Il - ao funcionamento das atividades no prazo e nas condições estabelecidas no instrumento de outorga;
lll - à não utilização do espaço cedido para finalidade diversa da aprovada, assim como a proibição de transferência ou cessão do espaço ou das atividades objeto de exploração a terceiros, ainda que parcialmente;
IV - à autorização e aprovação prévia e expressa da concedente nas hipóteses da realização de eventuais benfeitorias na área cedida;
V - ao cumprimento das exigências impostas como contrapartida, bem como ao pagamento dos tributos incidentes e todas as despesas decorrentes da concessão;
Vl - à responsabilização da concessionária, inclusive perante terceiros, por quaisquer prejuízos decorrentes da ocupação do espaço, bem como do trabalho, serviços e obras que executar;
Vll - à desativação por parte da concessionária das instalações, inclusive com a remoção dos equipamentos e mobiliário, ao término do prazo pactuado, sem direito a qualquer retenção ou indenização, ou seja, a que título for, pelas benfeitorias, ainda que necessárias obras e trabalhos executados;
Vlll - à submissão por parte da concessionária à fiscalização, inspeções e vistorias periódicas da concedente, principalmente quanto às normas de saúde pública;
lX - à manutenção da padronização e exigências técnicas estipuladas no edital;
X - à responsabilidade da concessionária diante dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes, direta ou indiretamente, da execução dos serviços que se propõe a prestar.
Art. 5º O Poder Legislativo poderá, a qualquer tempo, intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.
 
Art. 6º Extinta a concessão, por quaisquer dos meios previstos em Lei ou no edital de licitação, retornam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário através do contrato.
 
Art. 7º Enquanto durar a concessão de uso, a concessionária defenderá o espaço contra esbulhos, invasões e outros usos desautorizados pelo concedente, sob pena de indenização dos danos.
 
Art. 8º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
 
 
JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº _____/LEGISLATIVO, QUE:
 
 
 
 
Autoriza a concessão de uso de espaço localizado no interior do prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, destinado à instalação e à exploração de uma lancheria.
 
 
 
 
Senhores (as) Vereadores (as):
 
 
 
Encaminhamos o presente Projeto de Lei que Autoriza a concessão de uso de espaço localizado no interior do prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, destinado à instalação e à exploração de uma lancheria.
 Constitui objeto desta concessão de Uso de bem público, com encargos, a área correspondente de 28,92 m², localizada no prédio sede deste Poder Legislativo, denominado de Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, situado à Rua Vale Machado, n. 1415 – Bairro Centro, CEP 94010-530, nesta cidade, onde já funciona a lancheria, a fim de que se cumpra o requisito legal previsto na Lei Orgânica Municipal, notadamente pelo disposto nos parágrafos 1º e 2º, do seu artigo 13.
Como se sabe, a lancheria tem o fito de atender as demandas de lanches dos Servidores lotados na sede do Poder Legislativo, Vereadores, contribuintes, visitantes e colaboradores das empresas terceirizadas que prestam serviços nos dias de expediente no âmbito deste Poder.
Convém ressaltar que, com o fornecimento de lanches no próprio local de trabalho evita-se que o servidor tenha que se deslocar para outro local.
Na certeza de contarmos com a compreensão dos nobres Edis, aguardamos análise e posterior aprovação para a matéria proposta.
 
      Santa Maria, 09 de julho de 2019
 

 


 
Criado em: 09/07/2019 - 16:01:01 por: Lucélia Machado Rigon Alterado em: 10/07/2019 - 08:01:23 por: Lucélia Machado Rigon
Autores (7)
Vereador(a) Maria Aparecida Brizola (Dra Cida)
Vereador(a) Luci Duartes (Professora Tia da Moto)
Vereador(a) Deili Silva (Dra Deili)
Vereador(a) Alexandre Pinzon Vargas
Vereador(a) Leopoldo Ochulaki (Alemão do Gás)
Vereador(a) Admar Pozzobom
Vereador(a) Daniel Diniz

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços