PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

17/02/2020 00:02
Projeto de Lei nº 9058/2020

Projeto de Lei nº 9058/2020
INSTITUI A CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE TAMPINHAS DE GARRAFAS PET PELOS ALUNOS NAS ESCOLAS, A SER DESTINADA AO PROJETO TAMPAS & PATAS.
 

Art. 1º - Fica instituída a campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas pet pelos alunos nas escolas, no âmbito do Município, a ser destinada ao Projeto Tampas & Patas.
Art. 2º - Constitui finalidade da arrecadação de tampinhas auxiliar no desenvolvimento da educação ambiental de crianças e jovens, além de destinar o resíduo sólido coletado em prol do Projeto Tampas & Patas, para sua utilização em castrações de cães e gatos.
Art. 3º Além de contribuir para arrecadação de resíduos recicláveis, o projeto visa educar as crianças de modo que tornem a reciclagem um hábito, unindo meio ambiente e proteção aos animais.
Art. 4º - As coletas deverão ser realizadas ao menos 2 (duas) vezes ao ano, sendo preferencialmente no início do segundo semestre e no fim do segundo semestre letivo, com campanhas no início de cada semestre.
Art. 4º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santa Maria, 17 de fevereiro de 2020

Justificativa
Apresento a presente proposta para à apreciação deste Poder Legislativo a qual instituí a campanha de arrecadação de tampinhas de plástico pelos alunos nas escolas no âmbito do Município, visando educar as crianças de modo que tornem a reciclagem um hábito, unindo meio ambiente e proteção aos animais.
A campanha de arrecadação de tampinhas de plástico tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento da educação ambiental de crianças, além de direcionar esse tipo de resíduo sólido como contribuição financeira visando à castração de cães e gatos. Desta forma, ajudaríamos consideravelmente a diminuir a proliferação em massa desses animais e consequentemente a disseminação de zoonoses.
Também propõe ações modificadoras de comportamento para aproximar o plástico da sociedade motivando, inspirando e conectando vários segmentos a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.
A grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo faz com que a reciclagem se torne uma atitude de sustentabilidade indispensável para a manutenção da  saúde das pessoas e do planeta. Pensando em contribuir com a preservação do meio ambiente e colaborar com os animais, proponho o presente projeto de lei, acreditando ser pertinente e de interesse da sociedade.
Santa Maria, 17 de fevereiro de 2020



 
Criado em: 17/02/2020 10:08:00 por: Rochester Lopes Alterado em: 17/02/2020 11:54:28 por: Taciele Sodré

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços