Projeto de Lei nº 9112/2020
DENOMINA DE “LUIZ GONZAGA OLIVEIRA PEREIRA” A PRAÇA DE ESPORTES LOCALIZADA NA RUA LUIZ PETRY NA COHAB FERNANDO FERRARI NO BAIRRO CAMOBI, NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA.
Art. 1º – Fica denominada de
“Luiz Gonzaga Oliveira Pereira”, a Praça de Esportes localizada na Rua Luiz Petry, na Cohab Fernando Ferrari, no Bairro Camobi, no Município de Santa Maria.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santa Maria, 13 de Julho de 2020.
JUSTIFICATIVA
Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras,
Senhores Vereadores.
O Vereador proponente encaminha este Projeto de Lei a fim de atender uma solicitação dos moradores da referida região, visto que os mesmos realizaram um abaixo-assinado para manifestar o interesse em nomear a referida Praça de “Luiz Gonzaga Oliveira Pereira”. Pois, a referida praça não possui denominação oficial perante o município, da mesma forma, aproveitando a oportunidade para homenagear um cidadão, que por muitos anos residiu na localidade, contribuindo e servindo sua comunidade.
Luiz Gonzaga Oliveira Pereira nasceu em Santa Maria, foi o quinto dos dez filhos do Seu Evaristo e Dona Conceição Pereira. Iniciou a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, como auxiliar de mecânico, logo após, com 14 anos foi trabalhar na extinta Casas Macedo, inclusive conheceu o fundador.
Alguns anos depois trabalhou na portaria do SAMPAR e na década de 70 na cooperativa Copelar, sendo nesse local de trabalho que conheceu sua esposa Odete, com quem foi casado por 39 anos. Tiveram 4 filhas: Flávia, Fabiana, Francine e Tatiele Vitoria.
Ainda na década de 70 entrou para a Polícia Civil do RS, atuando durante 5 anos na cidade vizinha de Tupaciretã. Após, em Santa Maria passou por diversas DPs, o que permitiu conhecer muitas pessoas e fazer muitos amigos.
Desde a década de 80 quando foi morar com sua família na Cohab Fernando Ferrari, no bairro Camobi, sempre se envolveu com a comunidade. Assim, a Cohab Fernando Ferrari foi seu lar desde então.
Juntamente com antigos moradores, contribuiu com a construção da paróquia Nossa Senhora da Consolata, também foi presidente do CPM da escola estadual Edna May Cardoso e fez parte nas diretorias da A.C.C. Fernando Ferrari. Ainda, foi patrão do CTG Sepé Tiarajú e, por último, patrão de Honra da entidade.
Na década de 90 concluiu a graduação em História-Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria.
Diante do exposto, conta o signatário com a colaboração dos demais Pares para a aprovação deste Projeto.
Santa Maria, 13 de Julho de 2020.