quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
21/09/2021 16:09
Projeto de Lei nº 9292/2021

Projeto de Lei nº 9292/2021
INCLUI NO CALENDÁRIO DE EVENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA O RODEIO CRIOULO DE VERÃO DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA.

 
Art. 1 º O Evento “Rodeio Crioulo de Verão” passa a integrar o Calendário Oficial do Município de Santa Maria.
 
Parágrafo Único. O evento referido no caput deste artigo é organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas Sentinela da Querência e ocorre, anualmente, no segundo final de semana do mês de dezembro, na sede da entidade.
 
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
Santa Maria, 21 de setembro de 2021
 



 

JUSTIFICATIVA
 
              O Centro de Tradições Gaúchas Sentinela da Querência da cidade de Santa Maria possui como lema "Como o Quero-Quero, sempre alerta pelo Rio Grande" e entre seus objetivos está cultuar as tradições do Estado, difundindo e divulgando seus costumes, sua história e suas manifestações culturais e artísticas.
             O Rodeio Crioulo de Verão do CTG Sentinela da Querência está em sua 33º edição, reunindo participantes de significativo número de cidades do Rio Grande do Sul, bem como de outros Estados da federação, perfazendo uma participação aproximada de dez mil pessoas, além dos participantes das diferentes modalidades.
             O evento tem entre seus objetivos proporcionar momentos de lazer através do culto às tradições campeiras do nosso estado; também proporcionar a reunião da família, incentivando a inclusão social e possibilitando a integração entre entidade e comunidade.
           Durante o evento são realizadas as provas de tiro de laço por equipes, laço duplas – categorias piá, guri, prendinha e prenda-, laço patrão, laço capataz, laço veterano e laço vaqueano.
              Entre as atrações, as mais significativas são o DUELO PERFUMADO, já na sua 8ª edição; e a ESPORA SOLIDÁRIA, na sua 11ª edição. Ambas buscam motivar e possibilitar a inclusão social, através da atenção voltada para a participação do público feminino nas provas campeiras e  da distribuição de parte da renda das provas para uma entidade assistencial; também durante o evento são recolhidos donativos, em especial gêneros alimentícios não perecíveis, que após o evento são doados para famílias carentes da comunidade do entorno da Entidade.
           O evento alcançou tamanha grandeza, que já não cabe nos limites da Sede Campeira do Sentinela, extrapolou suas fronteiras e hoje é marca registrada no calendário de rodeios campeiros de todas as Entidades Tradicionalistas do Estado e de fora dele.




 
Criado em: 21/09/2021 15:15:29 por: Débora Garcia da Cunha Alterado em: 21/09/2021 16:40:41 por: Pablo Silveira Machado dos Santos

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços