“DENOMINA DE VINÍCIUS MONTARDO ROSADO, O GINÁSIO ANEXO “B” DO CENTRO DESPORTIVO MUNICIPAL (CDM) MIGUEL SEVI VIEIRO”.
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Vinícius Montardo Rosado, filho primogênito de Ogier de Vargas Rosado e Lilia Maria Montardo Rosado, irmão de Jéssica Montardo Rosado, nasceu em Cruz Alta no Rio Grande do Sul, residiu em Santa Maria até os 3 anos, passando a infância e parte da juventude em Manoel Viana no Rio Grande do Sul e aos 17 anos retornou para Santa Maria em busca de estudos.
Começou a trabalhar desde cedo no CDL no qual começou como office boy, passando para o arquivo, recepção e gerência, saiu do CDL para servir a Bateria antiaérea, retornando ao antigo emprego logo após a baixa. Fez vestibular e começou a cursar Educação Física na Faculdade Metodista de Santa Maria, trabalhava durante o dia e estudava durante a noite. Ainda achava tempo para inúmeros trabalhos voluntários, atendia na APAE, com Projeto da Secretaria de Esportes da Prefeitura, dava aulas no Marista Santa Marta para terceira idade e menores infratores.
No seu último ano aqui, recebeu o convite da CVI (coca-cola Brasil) para ser professor no coletivo coca-cola (projeto que auxiliava e ensinava menores a entrar e se colocar no mercado de trabalho) como primeiro emprego!
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Vinícius, com seus 1.98m de altura e 130kg, encantava onde passava, fazia inúmeras amizades, dono de um carisma único, amava o esporte e proporcionar principalmente alegria e bem estar para todos que tinham a oportunidade de conviver. Dançou, brincou, ensinou em inúmeros lugares por onde passou!
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Foi um precursor do Rugby em Santa Maria, conhecido como Universitário Rugby Santa Maria, um esporte que acima da competição, demonstra lealdade e respeito. Com seu lema: "Se a força faltar no braço, na coragem me sustento"!
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Em 2013 seria sua tão esperada formatura como Educador Físico, mas a fatídica tragédia da Boate Kiss fez com que esse sonho fosse interrompido aqui na terra, quando na noite de 27 de janeiro de 2013, Vinícius fez o que mais aprendeu e se dedicou, salvou vidas! Ao constatar que sua irmã Jéssica, que também estava na boate estava a salvo, entrou várias vezes no prédio para ajudar a socorrer pessoas que não tinham conseguido sair, até não mais resistir e desmaiar, vindo a falecer em decorrência dos efeitos da fumaça tóxica. Estima-se que Vinícius tenha salvo ao menos 14 pessoas, segundo relatos de sobreviventes. Foi um herói como tantos outros naquela triste noite.
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Desde 2013 Vinícius surpreendeu o mundo com sua coragem e também sua família, com homenagens que recebe até hoje. Em 2018 foi entregue a família de Vinicius Montardo Rosado (in memoriam), o título de Honra ao Mérito em Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Foi homenageado como um dos heróis do Brasil pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, teve seu nome no campeonato da segunda divisão do Rugby gaúcho, Taça Vinicius Montardo Rosado, ainda levando o maior prêmio deste esporte no Brasil, o famoso e popular troféu Alma Rugby, recebido em São Paulo, entre outras tantas pelo qual se conta a história linda de um menino que fazia o mínimo, mas que o tornou gigante!
![](https://www.camara-sm.rs.gov.br/img/spacer.gif)
Pela sua linda trajetória e paixão pelo esporte, pelo reconhecimento dos amigos e pessoas que conviveram com este jovem exemplar, justifica-se o pedido de nomear o ginásio anexo "B" como:
Vinícius Montardo Rosado, sendo justa e merecida a homenagem desta casa Legislativa e da comunidade de Santa Maria.
OBSERVAÇÃO: Em relação ao presente Projeto de Lei e suas particularidades, juntamos os documentos referentes aos itens I, II, IV, V e VI da Lei Nº 5619/2012. Justificamos a ausência dos itens III e VII pelo fato de o referido ginásio estar em situação regular e localizado no interior de um complexo desportivo municipal que, conforme informações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (documento anexo), não possui moradores. Seguimos o mesmo rito utilizado na aprovação do Projeto de Lei nº 9223/2021, de autoria do Vereador Getúlio Jorge de Vargas, que se tratava da mesma situação, hoje LEI Nº 6567/2021.