sexta-feira, 09 de dezembro de 2022

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Seg. a quinta: 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Sexta-feira: 07:30 às 13:30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
01/06/2022 16:06
Projeto de Lei nº 9434/2022

Projeto de Lei nº 9434/2022
INSTITUI E INSERE NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO OS JOGOS ESCOLARES DE SANTA MARIA - JESMA

Art. 1º  - Fica instituído, em caráter permanente, e incluído no calendário oficial de eventos do município, os Jogos Escolares do Município de Santa Maria (JESMA), com o objetivo de estimular às práticas desportivas, a integração social, saúde preventiva e a cidadania, bem como despertar o interesse pelo ideal olímpico nos participantes.
Parágrafo único - Os Jogos Escolares do Município de Santa Maria serão disputados anualmente, do mês de maio, podendo se estender até o de dezembro, conforme calendário determinado pela organização do evento. 
Art. 2º  - O Poder Executivo regulamentará esta Lei no que couber.
Art. 3º  - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Os Jogos Escolares de Santa Maria (JESMA) tiveram sua primeira edição no ano de 1986, na esteira da inauguração do Centro Desportivo Municipal “Dr. Miguel Sevi Vieiro” naquele mesmo ano. Embora tenham sido de grande relevância para a comunidade, os jogos sofreram uma interrupção na década de 1990, tendo sido retomados em 2001, sendo que em 2019 se realizou a 19ª edição consecutiva.

Após nova interrupção em razão da pandemia, este ano serão novamente realizados entre os meses de junho e novembro. Podem participar alunos matriculados nas escolas das redes estadual, federal, municipal e particular de Santa Maria, nascidos a partir de 2004. Serão disputadas 16 modalidades: Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Futebol Sete, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Judô, Taekwondo, Capoeira, Ginástica Rítmica, Skate, Canoagem e Golfe.

O JESMA envolve cerca de 80 escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Maria, tendo-se a expectativa de envolver aproximadamente 5 mil alunos. Tal característica reforça o objetivo de promover a integração social dos estudantes, e o esporte enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. Em conjunto com esse, devem ser destacados os demais objetivos de estimular às práticas esportivas, a saúde preventiva, a cidadania e despertar o interesse pelo ideal olímpico.

Portanto, entende-se que por meio da presente proposição o JESMA terá maiores subsídios para se consolidar, ainda mais, como um evento relevante para a comunidade santa-mariense. 
 
Criado em: 31/05/2022 16:45:55 por: Givago Bitencourt Ribeiro Alterado em: 01/06/2022 16:58:20 por: Clara da Silva Seidel

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!