quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
20/10/2021 10:10
Projeto de Sugestão Nº 0049/2021

Projeto de Sugestão Nº 0049/2021
SUGERE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, APOIO E INCENTIVO AS ESCOLAS DE SAMBA, BLOCOS E ENTIDADES CARNAVALESCAS.

 

 Art. 1º: Este projeto sugere, no âmbito do município de Santa Maria, apoio e incentivo as escolas de samba, blocos e entidades carnavalescas.
 Art. 2º: O projeto sugestão tem o objetivo de apoio, incentivo e promoção a sustentabilidade, a economia criativa e o protagonismo social de blocos, escolas de samba e entidades carnavalescas no município de Santa Maria.
Art. 3º: São diretrizes deste projeto, sem excluir outras, apropriadas ao seu objetivo:
 a) Apoiar, incentivar e fomentar a sustentabilidade.
 b) Promover a economia criativa
 c)Capacitar os líderes carnavalescos e presidentes de blocos e escolas através de cursos de gestão, elaboração de projetos, captação de recursos através de editais, financiamentos e produção cultural.
 d) Promover a coleta de lixo decorrente dos eventos realizados por essas entidades carnavalescas, destinando à reciclagem e depósitos de limpeza urbana favorecendo a sustentabilidade.
 e) Aproveitar materiais coletados para a confecção de alegorias, adereços, fantasias, instrumentos musicais e demais utensílios para uso, consumo e comercialização por parte das entidades carnavalescas.
 f)Realizar palestras, conferências, rodas de conversas e atividades junto aos estudantes da rede municipal de ensino, voltadas ao estudo da cultura popular, dando ênfase sobre os festejos de carnaval, história, patrimônio cultural, desenvolvimento e sustentabilidade.
g)Realizar palestras nas comunidades sedes dos blocos, escolas de sambas e entidades carnavalescas com o objetivo de fortalecimento da cultura local, formação de novas abordagens e modelos de gestão.
h)Estimular a sua integração às políticas estaduais e nacionais de cultura, educação, trabalho e meio ambiente.
i)Garantir as condições plenas de mobilidade e acessibilidade urbana da população aos festejos, assim como a integração com os municípios vizinhos.
j)Garantir condições dignas de trabalho nos galpões de escolas de samba, blocos carnavalescos e outras entidades, tanto na preparação de desfiles e eventos como após.
Art. 4º: Com o intuito de viabilizar este projeto e suas diretrizes, o município poderá captar recursos destinados a cultura, buscar emendas no governo estadual e federal, usar da reserva orçamentária do executivo municipal, realizar parcerias com outras entidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, fundações de direito público e privado e instituições de ensino.
Parágrafo único. Pode ser sugerida a criação da Liga Independente Municipal por parte do poder executivo através da secretaria municipal de cultura, juntamente, com os blocos carnavalescos, escolas de samba e outras entidades relacionadas.
Vereador Rudys Rodrigues
Líder de Bancada MDB
 
Rudys Rodrigues
 
 

 
JUSTIFICATIVA
  
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as)

  Pelo presente, na observância das disposições regimentais, encaminho para análise de Vossas Senhorias o projeto que sugere, no âmbito do município de Santa Maria, que eventos de carnaval sejam realizados anualmente.
Segundo historiadores, o carnaval brasileiro foi instituído pelos europeus em meados do século XVII, sobretudo pelos portugueses que pra cá o trouxeram. O carnaval foi popularizado pelos africanos escravizados que saiam às ruas com os rostos pintados jogando bolas de farinha misturadas com água de cheiro. As famílias de pessoas brancas e mais abastadas não participavam da festa. Brincavam o carnaval em salões de bailes e lançavam das janelas de suas casas águas de cheiros nas pessoas. Estavam assim definidos dois tipos de carnaval: o das ruas e o de bailes, e com essa divisão, as diferenças entre livres e cativos, ricos e pobres, brancos e negros que passam a marcar as tradições do carnaval no Brasil.
Foi no Rio de Janeiro que começaram os desfiles carnavalescos compostos por carros alegóricos, ranchos e cordões. Lá também introduziram as marchinhas e em 1920 o samba, de origem africana, passa a ser o ritmo que predomina no carnaval do sudeste brasileiro, o primeiro a organizar e influenciar as formas de organizar o carnaval em outras regiões.
Nossa cidade tem inúmeras escolas de samba, blocos carnavalescos e entidades que cultivam essas festividades que há um bom tempo estão desassistidos. Reconhecemos que essas entidades pertencem às raras modalidades culturais que convivem pessoas de todas as gerações, raças/etnias, classes sociais, gênero e escolaridade. Evidenciando uma pluralidade incontestável.
Embora tenhamos todos esses aspectos positivos relacionado ao carnaval para considerar, sabemos que o impasse com o poder público está relacionado com alguma possível dependência financeira vinculada aos repasses oriundos do poder executivo municipais. Entendendo que esse debate é limitado e precisa avançar, visando qualificar e aperfeiçoar os modelos de gestão municipais apresentamos a proposta legislativa que pretende contribuir com a gestão e por conseqüência com as entidades carnavalescas (escolas de samba, blocos e afins) de Santa Maria.
Sendo assim, por entendermos fundamental a regulamentação desta questão é que encaminhamos tal projeto de lei para apreciação.
Vereador Rudys Rodrigues
Líder de Bancada MDB
 
Rudys Rodrigues

 
Criado em: 19/10/2021 19:09:55 por: Maria Angela Maziero Rosso Alterado em: 20/10/2021 10:27:22 por: Pablo Silveira Machado dos Santos

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços