quinta-feira, 28 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
29/10/2021 08:10
Projeto de Sugestão Nº 0052/2021

Projeto de Sugestão Nº 0052/2021
PROJETO CIDADE SAUDÁVEL - INCENTIVO AO ESPORTE E A SAÚDE PREVENTIVA POR MEIO DO FECHAMENTO DAS PISTAS CENTRAIS DA AVENIDA PREFEITO EVANDRO BEHR AOS DOMINGOS E FERIADOS E CONSTRUÇÃO DE CICLOFAIXA PARTINDO DA AVENIDA MEDIANEIRA ATÉ A RÓTULA DA AVENIDA RORAIMA 

PROJETO CIDADE SAUDÁVEL

OBJETO 1 - FECHAMENTO DAS FAIXAS CENTRAIS DA AV. PREFEITO EVANDRO BEHR  AOS DOMINGOS E FERIADOS

Com o objetivo de proporcionar aos santa-marienses mais opções de espaços públicos para lazer e práticas esportivas, sugere-se ao Poder Executivo Municipal que viabilize o fechamento das faixas centrais da Avenida Evandro Behr, no trecho entre a Avenida João Machado Soares e a Rua José Denardin.  A referida via já é uma alternativa tradicional para praticantes de modalidades como caminhada, corrida e ciclismo, tendo potencial para atender um público ainda maior se destinada nos domingos e feriados exclusivamente para o esporte e o lazer.

OBJETO 2 - CONSTRUÇÃO DE CICLOFAIXA COMPARTILHADA ENTRE A RÓTULA DA AV. MEDIANEIRA E A RÓTULA DA AV. RORAIMA

Tendo em vista o expressivo número de ciclistas na cidade, e as tendências mundiais de incentivo às práticas esportivas e à utilização de meios de transportes alternativos, sugere-se ao Poder Executivo Municipal a construção de uma ciclofaixa compartilhada, entre a rótula da Av. Medianeira e a rótula de entroncamento entre a Av. Roraima e a RSC 287. Tal intervenção não só incentivará a expansão do ciclismo em Santa Maria, como oferecerá uma alternativa segura, e sustentável, de transporte para a UFSM.

JUSTIFICATIVA

O movimento em direção à Sustentabilidade, mais do que uma tendência, é uma necessidade e um desafio para as cidades no Brasil e no mundo. Existem diversas demandas urgentes neste sentido, as quais direta ou indiretamente são enfrentadas por gestores públicos de todas as esferas. Sem dúvida é um tema tratado nos principais debates nas próximas décadas, e vai muito além da preservação do meio ambiente. 
 
A Organização das Nações Unidas já está atenta a essa questão, tanto que desde 2012 promove a Agenda 2030, um plano de ação global criado para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Um dos principais instrumentos deste plano são os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composto por 17 objetivos e 169 metas.

Saúde e bem estar, o 3º ODS, e que este projeto pretende contemplar, em especial neste período de retomada após superados os piores momentos da pandemia, por certo ocupará posição de ainda mais destaque nos debates públicos. Mesmo se reconhecendo que as medidas aqui propostos sejam modestas frente ao desafio de promover Agenda 2030, o que se pretende é possibilitar avanços em direção a este objetivo.

Neste contexto, a duas propostas trazidas no momento como sugestões para inaugurar um programa mais amplo são o fechamento para lazer e práticas esportivas das faixas centrais da Avenida Evandro Behr e a construção de uma ciclofaixa ligando o centro da cidade e a UFSM.

O conceito e a importância dos espaços públicos vêm sendo debatidos com maior frequência nas últimas décadas, sendo que a ocupação e utilização destes em benefícios das pessoas têm norteados os desafios do urbanismo contemporâneo. A proposta de fechamento aos domingos e feriados das faixas centrais da Avenida Evandro Behr (trecho entre a Avenida João Machado Soares e a Rua José Denardin), vem ao encontro desta premissa, uma vez que oferece uma importante alternativa de esporte e lazer para os santa-marienses. 

Importante ressaltar que tal medida não demanda grandes investimentos para o poder público, exigindo apenas o deslocamento de pessoal para a fiscalização e segurança do espaço, além da articulação como os entes públicos responsáveis pela via. Outras cidades como Porto Alegre, São Paulo e Fortaleza possuem experiências positivas neste sentido, podendo oferecer contribuições relevantes, sendo ainda importante destacar a possibilidade de se estudar outras vias onde a proposta possa ser aplicada no município.

Da mesma forma, a construção da ciclofaixa compartilhada entre Rótula da Avenida Medianeira e o entroncamento da Avenida Roraima com a RSC 287 também está inserida nos ODS propostos pela ONU. Considerando que tal medida incentiva diretamente a prática do ciclismo, modalidade que apresenta números expressivos na cidade, pode-se afirmar também que se estará fomentando importante instrumento de promoção da saúde preventiva e do bem estar da população.

Sob o prisma da mobilidade urbana, tal proposta apresenta  alternativa de transporte entre o centro da cidade e a Universidade Federal de Santa Maria, a qual ganha ainda mais relevância, na atual conjectura em que se busca promover a redução das emissões de gases na atmosfera e a utilização de combustíveis fósseis. Uma ciclofaixa que ofereça infraestrutura e segurança para os usuários tem potencial de impactar significativamente o número de veículos que diariamente fazem o trajeto do centro da cidade até o bairro Camobi.

Isto posto, sugere-se ao Poder Executivo  Municipal que amplie sua atenção ao tema da promoção da saúde preventiva por meio do esporte, sobretudo com a adoção das duas medidas aqui propostas, como forma de iniciar um projeto maior em benefício da cidade, e, fundamentalmente, das pessoas. 
Criado em: 27/10/2021 11:53:18 por: Pablo dos Santos Ritzel Alterado em: 29/10/2021 08:03:58 por: Pablo Silveira Machado dos Santos

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços