Moção de Congratulação nº 11247/2017
REQUER ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO GRUPO “FAROL” PELO SEU TRABALHO DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Assunto: Moção de Congratulações
Destino: Presidência da Câmara Municipal de Vereadores
Solicitação: A vereadora que subscreve com base no artigo 168, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, requer a “Moção de Congratulações” destinada ao grupo “Farol”, pela sua atuação dentro da Universidade Federal de Santa Maria
Justificativa: Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10 de dezembro de 1948, em seu artigo 18º, todos os indivíduos têm o direito “ (...) à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”. Com isso, dentro da esfera acadêmica, um grupo de jovens se reuniu para criar o Farol, um grupo de universitários que procura exercer sua fé e fortalecer outros dentro do ambiente acadêmico, através de reuniões, eventos e estudos relacionados. Em 2003, um grupo de estudante começou a se reunir em frente ao Centro de Tecnologia para com o intuito de promover uma reunião de oração. Eram alunos de diferentes cursos que sentiram essa necessidade dentro da sua rotina acadêmica. A primeira reunião foi feita com 4 estudantes, que tinham como visão exercer e falar da mensagem de Jesus Cristo dentro do ambiente universitário. O grupo logo ganhou a identidade de Grupo do Bosque devido ao local preferido onde os alunos se reuniam. Eram reuniões simples, mas de profundo impacto para cada um que delas participava. Com o passar dos anos o Farol cresceu, e muitos outros estudantes aderiram ao grupo. Passaram a se reunir em salas cedidas em prédios da instituição duas vezes na semana. Em 2015, o grupo passou por uma perseguição e perdeu o direito de se reunir na sala onde costumava fazer, e voltou ao ar livre. Porém o grupo aumentou ainda mais, e logo um dos membros conseguiu outra sala para realizar as reuniões. Hoje o grupo possui uma estrutura bem organizada e passou a ser um Projeto de Extensão da UFSM, promovendo não só as reuniões costumeiras, mas também estudos, pesquisas e fomentando projetos acadêmicos a respeito da religião e da liberdade religiosa dentro das instituições de ensino superior.
Mediante o exposto, solicito a aprovação dessa Moção de Congratulação ao grupo Farol pela sua luta em prol da liberdade religiosa dentro do ambiente acadêmico.
Santa Maria, 21 de julho de 2017.