PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/12/2021 08:12
Moção de Congratulação nº 11106/2021

Moção de Congratulação nº 11106/2021
REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO SR. CLEZIO MARCOS DE NARDIN, DIRETOR DO INPE - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS,  PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À PESQUISA NO BRASIL.

O vereador DANCLAR JESUS ROSSATO, na forma regimental, no uso de suas atribuições legislativas, e em consonância com o artigo 168, do Regimento Interno desta Casa, apresenta Moção de Congratulação ao Sr. Clezio Marcos De Nardin, Diretor do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pelos relevantes serviços prestados à Pesquisa no Brasil.
Apresentamos a presente moção afim de reconhecer a importância de um filho ilustre de Santa Maria que alcança a Direção de um dos mais importantes Institutos de Pesquisa do País.
O Sr. Clezio Marcos De Nardin nasceu em Santa Maria.
Iniciou os estudos na Escola Estadual Olavo Bilac, fez o ensino médio, técnico/profissionalizante no Colégio Técnico Industrial da UFSM.
Obteve o título de engenheiro eletricista em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de Mestre em Geofísica Espacial em 1999 e de Doutor em Geofísica Espacial em 2003 pelo Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), onde orienta teses de doutorado, mestrado e projetos de iniciação científica.
Em 2004 concluiu o Pós-Doutorado também pelo INPE.
Ele publicou 90 artigos em revistas indexadas internacionais, 40 artigos completos e 2 expandidos em anais de congressos, e apresentou 259 comunicações em encontros científicos, além de 1 artigo acadêmico e 13 palestras de divulgação científica.
Ele obteve 16 prêmios científicos como autor e orientador de trabalho e é revisor e editor de revistas científicas internacionais.
Na comunidade científica internacional, ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) entre 2013 e 2016, e foi vice-diretor do International Space Environment Service (ISES, um organismo internacional dedicado ao Clima Espacial) entre 2016 e 2019. Atualmente, ele é o vice-presidente da Latinamerican Association of Space Geophysics (ALAGE), o representante brasileiro na Equipe Inter-Programa sobre Informação, Sistemas e Serviços do Clima Espacial (IPT-SWeISS) da OMM, e membro do Grupo de Espertos em Clima Espacial do Comitê para o Uso Pacífico do Espaço Exterior da ONU.
No INPE, ele foi Gerente Geral do Programa Embrace (o Centro de Previsão de Clima Espacial do Brasil) entre 2012 e 2018, Coordenador-Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas entre 2018 e 2020, Coordenador-Geral de Infraestrutura e Pesquisa Aplicada, ao longo de 2020 e atualmente é o Diretor. Adicionalmente, ele atua como representante titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na Comissão de Proteção da Amazônia Legal, ligada à Vice-Presidência da República Federativa do Brasil. (Fonte: Currículo Lattes)
Criado em: 12/12/2021 20:22:29 por: Leandro Moura Rovedder Alterado em: 13/12/2021 08:33:48 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços