PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

05/08/2021 16:08
Constituição de Frente Parlamentar nº 6616/2021

Constituição de Frente Parlamentar nº 6616/2021
REQUER A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO POVOS DE TERREIRO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA – RS.
 

Senhor Presidente:
 
            Venho, por meio deste, requerer nos termos regimentais desta Casa Legislativa, a criação da Frente Parlamentar em defesa dos Povos de Terreiro do Município de Santa Maria.
 
JUSTIFICATIVA
 
 Esta Frente tem por Objetivo, a defesa não apenas de  uma crença , mas também de suas histórias, e costumes de um povo que necessita que seus direitos devam ser preservados como Previsto na Constituição Federal no seu Art. 5º inciso VI( é inviolável a liberdade de consciência e de crença sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, proteção ao locais de culto e suas liturgias).
Em nosso Município existe uma forma burocrática de emissão de alvarás para o funcionamento destes terreiros, o que acaba por promover um excessivo número de denúncias, a estes locais que por consequência acarreta no fechamento dos mesmos ou até mesmo estes locais acabam por realizar seus cultos  de forma clandestina e com medo de repressões ou multas excessivas. Essa burocratização acaba por promover uma apagamento de toda uma cultura pertencente a este povo, sendo assim esta frente quer viabilizar junto  aos órgãos competentes de nosso  Município a defesa e a garantia de que estes locais possam excercer sua fé e sua religiosidade, auxiliando e procurando formas de desburocratizar os processos para o livre exercício de sua crença e o combate a todas as formas de intolerância ou mesmo racismo religioso.
 
 
Santa Maria, 05 de agosto de 2021.
 
 
Criado em: 05/08/2021 16:06:14 por: Maria Angela Maziero Rosso Alterado em: 09/08/2021 11:00:43 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços