Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Presidente do Legislativo recebe coordenação do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV

Nesta quinta-feira (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, recebeu no Gabinete da Presidência o vereador Rudys Rodrigues as coordenadoras do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV,  Marcia de Lima e Andréia da Silva, para tratar sobre as atividades do Dezembro Vermelho, que trata-se de uma Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Legislativo Municipal será parceiro das atividades, que iniciam no dia 26 de novembro, com pré-evento online para discussão sobre a temática do Dezembro Vermelho.

Já no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra AIDS, das 10h até às 16h30min, na Praça Saldanha Marinho, os órgãos organizadores - Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais e Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV - Santa Maria/RS - realizam apresentações artísticas, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e orientações sobre IST/AIDS através de folderes informativos.

A Câmara de Vereadores irá iluminar o prédio público na cor vermelha e trabalhará a temática nas atividades legislativas. “Somos parceiros de ações que promovam a prevenção e a educação da nossa comunidade. Falar sobre doenças sexualmente transmissíveis é um dever de saúde pública”, destacou o presidente do legislativo.
O vereador Rudys lembrou sobre a importância de levar a pauta aos jovens santa-marienses e de cidades menores da região central, através de palestras e campanhas educativas.

Mais informações sobre o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV podem ser obtidas pelo e-mail: forumhivsm@gmail.com.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. A campanha deve promover:
– iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha;
– promoção de palestras e atividades educativas;
– veiculação de campanhas de mídia;
– realização de eventos.

Texto e Foto: Karohelen Dias

28/10/2021

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.