Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

Música e escola são o tema de audiência pública

• 09/06/2010

A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente da Câmara promoveu audiência pública para tratar da implementação da Lei Federal 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e lotou o Plenário da Câmara de Vereadores.

A audiência foi coordenada pela presidente da Comissão, vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), que destacou a importância da inclusão da música como disciplina no currículo escolar. Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Laboratório de Educação Musical da UFSM, do projeto Cultura, Inclusão, Cidadania e Arte (CUICA), acadêmicos do curso de Música e a comunidade. Os vereadores Jorge Trindade (PT), Helen Cabral (PT) e Werner Rempel (independente) também prestigiaram o evento.

Cláudia Ribeiro Bellochio, da Associação Brasileira de Educação Musical, fez uma explanação do assunto e apontou a necessidade do ensino musical. “Música é um conhecimento, uma arte e deve ser ensinada por um professor de música”, salientou.

Os principais destaques do debate foram a necessidade de criação de cargos e concursos para professor de música, existência de audiências e eventos para discutir o assunto, parcerias com associações para a implementação da disciplina nas escolas, incentivo aos grupos musicais e investimento em programas de ensino para docentes.

Ao final da discussão, adolescentes que integram o projeto CUICA, coordenados pelos professores Eduardo Gomes Pacheco e José Everton Rosini, encerram a audiência pública com um show de percussão.

Texto e foto: Milena Jaenisch