sexta-feira, 19 de abril de 2024

• 29/07/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 29/07/2022

O auditório do Grupo Diário estava lotado para o lançamento do Comitê pelo Meio Ambiente realizado nesta sexta-feira (29). Estavam presentes representantes do Poder Legislativo, da Prefeitura de Santa Maria, de universidades, do IFFar (Instituto Federal Farroupilha), do Exército e de entidades ligadas à questão ambiental. O colegiado tem o objetivo de discutir ações e práticas, ao longo dos anos, para qualificar o meio ambiente do município.

A Câmara de Vereadores de Santa Maria é uma das seis entidades que integram o comitê. O presidente do parlamento Municipal, vereador Valdir Oliveira, destaca que a iniciativa é um marco histórico para o município e afirmou que a Câmara contribuirá, de forma permanente, com o comitê.

Já o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, destacou a dificuldade enfrentada pelo Poder Executivo em implantar a coleta seletiva no município e disse que o comitê é composto por várias instituições que têm seus interesses próprios, mas o importante é tratar esses interesses de forma equânime. “Para uma coleta seletiva ser eficiente, é preciso dar tratamento diferente nas diferentes regiões da cidade”.

Já o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, manifestou acreditar que, através do comitê, surgirão mudanças necessárias no meio ambiente local e que a mudança efetiva passa pela educação. “Eu recebi de presente do meu pai um bodoque. O meu filho não sabe o que é um bodoque”.

Por fim, a diretora de Jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, salientou ser necessário, uma vez por todas, implantar medidas em prol da temática. E destacou a importância de todas as forças da cidade se somarem nessa pauta. “Nós, aqui, estamos dando a prova que chegou a vez do meio ambiente”.

O colegiado realizará as reuniões quinzenalmente, e trabalhará sua pauta em cima de treze eixos temáticos, entre eles, coleta seletiva de resíduos, educação ambiental e esgoto.

INTEGRANTES DO COMITÊ

- Grupo Diário: a Diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger, e o editor de Geral, Saúde e Educação, Maurício Araujo;

- Prefeitura de Santa Maria: o procurador-geral do município, Guilherme Cortez, e o engenheiro civil da Superintendência de Fiscalização da Corsan, Ivan Nazaroff;

- Câmara de Vereadores de Santa Maria: o representante da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, vereador Ricardo Blattes, e o assessor Fernando Marques;

- Universidade Federal de Santa Maria: o pró-reitor de Graduação e professor de Direito Ambiental, Jerônimo Tybusch;

- Universidade Franciscana: conforme a chefe de gabinete da Reitoria, Caroline Cechin, a instituição ainda definirá um nome fixo que integrará o comitê;

- Instituto Federal Farroupilha: conforme a Pró-Reitora de Extensão substituta, a instituição ainda definirá um nome fixo que integrará o comitê.

EIXOS DE TRABALHO SUGERIDOS PELO COMITÊ:

- Coleta seletiva de resíduos

- Logística reversa