- 02/08/2022
- 333 visualizações
- Geral
- Criado por: Guilherme Superti em 02/08/2022
Na manhã desta terça-feira (02), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária no Plenário Coronel Valença. Os vereadores receberam a embaixadora e engenheira sanitarista ambiental do Instituto Lixo Zero Brasil, Gabriela Dias Dezorzi, a qual falou sobre o desenvolvimento do projeto em Santa Maria.
A embaixadora informou que a organização foi fundada no Brasil em 2010, não possui fins lucrativos, e tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero. A ambientalista explicou que o termo “lixo zero” representa o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos produzidos. Em Santa Maria, a instituição atua desde agosto de 2020 e, atualmente, conta com oito voluntários.
Sobre as ações desenvolvidas no âmbito local, Gabriela pontuou a realização de eventos periódicos de recolhimento de materiais recicláveis e a disseminação de informações sobre conscientização de melhores práticas de preservação do meio ambiente. Ainda, destacou que a próxima atividade promovida pelo Instituto será no dia 20 de agosto, no Shopping Praça Nova, destinada ao recolhimento de resíduos.
LEI MUNICIPAL: Em Santa Maria, a Semana Lixo Zero foi instituída pela Lei nº 6.499, de 23 de outubro de 2020. Ela é realizada anualmente, como instrumento de Política Pública Socioambiental no Município, em instituições educacionais, escolas, empresas, entidades de classe e munícipes em geral, nos últimos dez dias do mês de outubro.
Fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente os parlamentares Manoel Badke (presidente), Marina Callegaro (vice-presidente), Givago Ribeiro, Anita Costa Beber, Maria Rita Py Dutra, Rudys Rodrigues e Tony Oliveira.
Texto: Camila Porto
Foto: Guilherme Superti