sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Educação Sanitária nas escolas do campo é tema de reunião


  • 04/08/2022
  • 111 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 04/08/2022
Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (04), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou a primeira reunião ordinária do segundo semestre. No encontro, os parlamentares receberam a supervisora regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Gisane Lanes de Almeida, e o técnico agrícola do mesmo órgão, Cléber Taschetto,  para tratar sobre o Projeto Educação Sanitária na Escola.

A representante da secretaria estadual informou aos vereadores que o projeto foi criado em 2009 e implantado em Santa Maria em 2011. Destacou que o programa é voltado às escolas do campo e tem por objetivo prevenir, controlar e erradicar doenças através da defesa agropecuária. De acordo com ela, diversas patologias podem ser transmitidas pela alimentação (seja de origem animal ou vegetal) e pelo manejo com os animais. Nesse sentido, Gisane justificou que é necessário que haja conscientização para mudança de atitudes e para a melhoria da qualidade de vida da população e produtividade no meio rural. Pontuou que os alunos são multiplicadores de informações e, por isso, a importância do trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. Sobre a metodologia desenvolvida, citou a formação com professores, a realização de palestras, a inclusão do conteúdo no dia a dia escolar, com cronograma definido de acordo com as particularidades de cada instituição. 

A supervisora relatou que, até 2015, 14 escolas do interior participavam da iniciativa, porém, atualmente, o programa estaria enfrentando dificuldades para ter continuidade em Santa Maria. Por isso, pediu ajuda para o colegiado para apoiar nas tratativas com o Executivo Municipal para a retomada das atividades. 

Como encaminhamento, a comissão irá agendar uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação para intermediar a situação. 

Fazem parte da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer os vereadores Danclar Jesus Rossato (presidente), Givago Ribeiro (vice-presidente), Anita Costa Beber, Getúlio Jorge de Vargas, Lorena dos Santos, Luci Duartes e Paulo Ricardo Pedroso.

 

Texto: Camila Porto

Foto: Guilherme Superti


Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços