sexta-feira, 19 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Poder Legislativo prestigia o acendimento do fogo simbólico da pátria

• 16/08/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 16/08/2022

O salão de eventos do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac estava lotado com alunos e professores da escola para o ato oficial de acendimento do fogo simbólico da pátria na manhã desta terça-feira (16). Autoridades do Poder Executivo, da Brigada Militar, da 3ª Divisão do Exército, da 13ª Região Tradicionalista, entre outros prestigiaram o evento. O vereador Givago Ribeiro representou o Poder Legislativo no ato.

O fogo simbólico chegou, ontem, a Santa Maria, vindo de Júlio de Castilhos. A cerimônia de acendimento do fogo simbólico marca o início das cerimônias da Independência. O tema da Semana da Pátria será 200 Anos da Independência do Brasil – “A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo. Já o slogan será o seguinte: BRASIL: História e Identidade; Liberdade e Soberania.

O condutor da chama da pátria, Claudio Scherer, manifestou que a sociedade brasileira precisa fazer uma reflexão sobre os valores patrióticos. “Uma verdadeira análise crítica sobre nosso comportamento cívico-patriótico”. Por sua vez, a diretora do Instituto Olavo Bilac, Simone Marafiga, disse que a escola terá orgulho em participar da Semana da Pátria e destacou a importância da solenidade. “Essa solenidade é muito importante para os nossos alunos. Para mostrar a história do país.” Já o prefeito Jorge Pozzobom defendeu a educação e convidou a todos para participarem dos desfiles. O chefe do Executivo também salientou o orgulho que a sociedade deve sentir da pátria. “Orgulho que temos de ser santa-mariense. O orgulho de sermos gaúchos. Mas, principalmente, o orgulho de sermos brasileiros”.

Destaques Locais da Semana da Pátria

- General Valério Stumpf Trindade;

- General Hetz Pires do Nascimento;

Homenageado Local: Fritoldo Helmuth Staggmeier;

Homenageados Institucionais Civis e Militares:

- Profissionais da Área da Saúde e demais Trabalhadores no enfrentamento à Covid;

- Instituto de Educação Olavo Bilac: há 121 anos à serviço da educação estadual;

- 65 anos Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Vargas;

- 60 anos Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista;

- 55 anos Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado;

- 50 anos Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Weinmann;

- 50 anos Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena;

- 60 anos Lions Clube Santa Maria Itararé;

- 50 anos Lions Clube Santa Maria Dores;

- 130 anos do 1° RPMON;

- 50 anos ESFAS (2020);

- 50 anos da BASM (2021);

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada tocou os hinos nacional e do Rio Grande do Sul, além de outras músicas. O desfile alusivo à pátria acontece no dia sete de setembro.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Guilherme Superti