quinta-feira, 28 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Falta de profissionais no CAPS Infantil é tema de reunião de comissão


  • 16/08/2022
  • 137 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 16/08/2022
Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (16), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente esteve reunida para realização de reunião ordinária, no Plenário Coronel Valença. Em pauta, a falta de profissionais para atender a alta demanda de atendimentos relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes em Santa Maria. Para tratar da questão, os parlamentares receberam parte da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil O Equilibrista. 

O técnico em saúde mental, Paulo Horvalt, informou que o CAPS é o único serviço especializado em saúde mental voltado a crianças e adolescentes para atender casos de autismo e de transtornos mentais graves e severos no Município. Destacou que, ao longo do tempo, a equipe foi sendo reduzida, e, concomitantemente, o trabalho aumentou. Atualmente, segundo o servidor, a unidade possui 600 prontuários ativos, ou seja, com regularidade, realiza o atendimento de mais de 600 usuários.  Ainda, destacou que há um acréscimo de, em média, 15 novos acolhimentos por mês. 

Em carta entregue ao colegiado da Câmara, a equipe de O Equilibrista enumera os profissionais que trabalham na unidade, conforme segue: uma psicóloga com carga horária de 40 horas (que está em processo de aposentadoria), uma psicóloga com carga horária de 24 horas (a qual divide com outra função), uma psicóloga com carga horária de 20 horas, uma fonoaudióloga que cumpre jornada de 40 horas (também tendo a carga horária compartilhada com outra função), uma terapeuta ocupacional com carga horária de 30 horas (que estaria se afastando do cargo), uma educadora física com carga horária de 20 horas (profissional cedida pela Secretaria Municipal de Educação), uma psicopedagoga com carga horária de 10 horas e uma enfermeira, profissional essa que estaria em licença. 

Diante do aumento da procura por atendimento ocasionado pela pandemia, os servidores solicitaram à Câmara a intermediação com o Executivo Municipal para que seja viabilizada a convocação imediata de mais profissionais da área da terapia ocupacional, da fonoaudiologia, da psicologia e da enfermagem, além da complementação da carga horária semanal, em mais 10 horas, da psicopedagoga já pertencente ao quadro funcional. Sobre o pedido de ajuda, o presidente da comissão, vereador Manoel Badke, ponderou que o assunto continuará sendo tratado pelo colegiado posteriormente. 

O CAPS Infantil O Equilibrista está localizado na Rua Conrado Hofman, nº 100. Também participaram da reunião a terapeuta ocupacional, Ligia Zorzi Gomes, e a arteterapeuta, Simone Cambraia.  

PROJETO DE LEI: O vereador Givago Ribeiro apresentou parecer favorável à tramitação do Projeto de Lei nº 9441/2022. A matéria, de autoria do vereador Adelar Vargas, proíbe a permanência de animais dentro de veículos na ausência de tutor ou responsável capaz. O parecer foi aprovado, por unanimidade, pelos demais parlamentares. 

Fazem parte da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Manoel Badke (presidente), Marina Callegaro (vice-presidente), Givago Ribeiro, Anita Costa Beber, Maria Rita Py Dutra, Rudys Rodrigues e Tony Oliveira. 

 

Texto: Camila Porto

Foto: Antonio Weber/ Assessor Parlamentar


Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços