sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Audiência pública debate o projeto de ampliação do Hospital São Francisco de Assis

• 22/09/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 22/09/2022

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 1001, de 2022, que altera a Lei 100, de 2015, que instituiu projeto setorial para a implantação da ampliação do Hospital São Francisco de Assis, realizou audiência pública para debater a matéria com a sociedade na noite desta quinta-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Integrantes da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas) e do Poder Executivo prestigiaram a audiência.

A pró-reitora de administração e Finanças, Inacir Pederiva, disse que educação e saúde caminham juntos e que Santa Maria está precisando de investimentos nessas duas áreas. Já o procurador geral do município, Guilherme Cortez, declarou que o Executivo entendeu que as medidas do projeto precisavam ser readequadas e que as medidas mitigadoras precisam estar de acordo com o projeto e que essa readequação foi acordada entre os técnicos da Prefeitura e do Hospital São Francisco de Assis.

O relator da matéria, vereador Tubias Callil, leu o projeto. Antes de iniciar a leitura, o parlamentar reclamou da morosidade do município para a execução de alguns projetos. “Nós estamos discutindo um assunto que iniciou há oito anos. É inaceitável isso”. O vice-presidente da comissão especial, vereador Pablo Pacheco, salientou que a legalidade da matéria já foi aprovada por outra comissão do parlamento anteriormente e que o objetivo da comissão especial é analisar as medidas mitigadoras. “A SCALIFRA vai ficar responsável para que a obra não impacte o entorno”. Essas medidas mitigadoras são de responsabilidade da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (SCALIFRA), empreendedora da obra.

A presidente da comissão, vereadora Luci Duartes, destacou a importância da ampliação do hospital para a saúde e também para a educação. “A ampliação do Hospital São Francisco de Assis vai contribuir muito para a educação”. O vereador Getúlio Jorge de Vargas também participou da reunião. A partir de agora, está aberto o prazo de 15 dias para a apresentação de emendas e sugestões ao projeto.

A audiência foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2. Você pode conferir na íntegra clicando aqui.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Guilherme Superti