Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

• 26/09/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 26/09/2022

Em audiência pública na manhã desta segunda-feira (26), o Poder Executivo apresentou as metas fiscais do 2º quadrimestre do ano, compreendendo os meses de maio a agosto de 2022. A atividade foi coordenada pelo vereador Juliano Soares, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), e contou com a presença do vereador Manoel Badke, membro da comissão, da Assessoria Técnica do Legislativo e de representantes da Secretaria Municipal de Finanças.

A secretária de Finanças, Michele Antonello, destacou que o objetivo da audiência consistiu em demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais: resultado primário e resultado nominal. “Estamos aptos a honrar todos os compromissos assumidos”, enfatizou a titular da pasta. De acordo com a secretária, as metas fiscais servem como parâmetros para dar confiança à sociedade de que o governo garantirá as condições necessárias à estabilidade econômica e ao controle do endividamento público.

A apuração do resultado primário fornece uma comparação entre as receitas e despesas primárias nas contas públicas. E, no primeiro quadrimestre, este resultado foi de R$ 71.922.489,48.

Já o resultado nominal representa a variação das contas da dívida pública de um período para outro. A meta de resultado nominal representa a diferença entre o saldo da dívida do exercício 2021 em relação ao exercício 2022.

As informações apresentadas na audiência pública podem ser conferidas, na íntegra, na página da Prefeitura Municipal de Santa Maria no seguinte link: http://www.santamaria.rs.gov.br/transparencia/?secao=relatorios. Já a reprise da transmissão pode ser assistida clicando aqui.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Guilherme Superti