sexta-feira, 29 de março de 2024

• 28/09/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 28/09/2022

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou sessão solene para a entrega do troféu Sepé Tiarajú, juntamente com o Poder Executivo e a 13ª Região Tradicionalista. A premiação foi instituída pela Lei Municipal nº. 3075, de 1988, como forma de valorizar o esforço das entidades tradicionalistas em participar do desfile em homenagem à Revolução Farroupilha. O grande vencedor desta edição foi o Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.

A diretora cultural da entidade vencedora da premiação, Rose Mari da Luz Feltrin, disse que o título não é somente do CPF Piá do Sul, mas de todas as entidades que lutam para se manterem realizando suas atividades. “Com muita união e muita dedicação é o nosso trabalho. A tradição é uma coisa que a gente traz na alma. E a gente luta todo o dia”.

O presidente do Poder Legislativo, Valdir Oliveira, salientou que são os tradicionalistas, peões e prendas que mantêm o movimento tradicionalista em Santa Maria e no Rio Grande do Sul. “Porque a nossa tradição e o nosso movimento não param nunca”. Independente do resultado, o presidente do Parlamento Municipal parabenizou todas as entidades que participaram do desfile, realizado no dia 20 de setembro, na Avenida Medianeira. “Foi emocionante o que vimos na avenida”.

O coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Júnior Pozzobom, destacou o envolvimento das entidades da 13ª Região Tradicionalista no desfile que, segundo o coordenador, teve a participação de “crianças de colo até vaquianos”. Ao final, Pozzobom agradeceu a todos: “vocês são um exemplo de dedicação”.

O presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Ildo Wagner, também destacou o empenho de todos os envolvidos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Posso garantir que todos que desfilaram são vencedores, pois ficamos dois anos com as entidades paradas”.

A secretária de município de Cultura, Rose Carneiro, nesta oportunidade representando o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, declarou que “cultura é o que nos identifica. O que nos faz singulares, diferentes de outros lugares”. Ressaltou também que as entidades, que desfilaram no dia 20, levaram para a avenida um pouco do esforço e do trabalho que realizam diariamente.

Menções Honrosas

- CTG Bento Gonçalves

- DT Timbaúva

- CPF Piá do Sul

- CTG Querência das Flores

- CTG Sentinela da Querência

- Piquete de Laçadores Manoel Pinto

- DTG Noel Guarani

- CTG Sepé Tiarajú

- Associação Tradicionalista Poncho Branco

- CTG Tropeiro Velho

- CTG Estância do Jarau

O vereador Tubias Callil prestigiou a sessão solene, que foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pode ser revista na íntegra. Confira clicando aqui.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Guilherme Superti