Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

Comissão de Políticas Públicas cobra do Executivo melhorias na infraestrutura do município

• 29/09/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 29/09/2022

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião externa na manhã desta quinta-feira (29). A atividade foi realizada no gabinete do prefeito e teve como finalidade tratar dos problemas de infraestrutura que assolam o município. Pela prefeitura, participaram o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, o procurador geral do município, Guilherme Cortez, o secretário de município de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Oliveira da Rosa, o secretário de município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antonio de Azevedo Gomes, e o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Eduardo Mielke. Já pelo Poder Legislativo, todos os parlamentares que integram a comissão participaram da reunião.

O presidente da comissão, vereador Tony Oliveira, destacou as más condições das ruas e vias urbanas, das estradas do interior e da iluminação pública. “São questões que, praticamente, todas as quintas, têm uma comunidade ou representante de um bairro reclamando das ruas”. Já o vice-presidente do colegiado, vereador João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, salientou a ansiedade da comunidade por respostas e pela solução dos problemas de infraestrutura da cidade e dos distritos. “A comunidade está ansiosa por isso e quer uma resposta”.

Demais reclamações dos parlamentares

- Dificuldade em dialogar com a Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos e em obter respostas do chefe da pasta;

- Falta de estrutura na Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos e de, até o momento, a pasta não ter um secretário adjunto;

- Falta de planejamento, por parte do Poder Executivo, no tratamento das demandas de infraestrutura;

- Falta de representação dos subprefeitos;

A palavra do Poder Executivo

O prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, reconheceu que a qualidade do serviço de infraestrutura no município precisa melhorar, mas destacou a falta de recursos para tanto. “Nós temos problemas de cidade grande e orçamento de cidade pequena”. Décimo se comprometeu em considerar as reclamações e sugestões encaminhadas pelos parlamentares, para que o Executivo tente solucionar esses problemas. Já o secretário de infraestrutura, Wagner da Rosa, informou que a secretaria tem um maquinário obsoleto e que isso atrapalha no rendimento dos serviços e que a demanda por infraestrutura é muito grande. “A gente atende uma, duas, três demandas, por dia, e chegam mais 10”. Mas salientou também que muitas ações efetivas estão sendo feitas e ressaltou a iluminação pública no interior, em que foram realizadas seis licitações até a contratação do serviço e resolução da mazela.

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais reúne-se, ordinariamente, todas as quintas-feiras, no Plenarinho da Câmara.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Guilherme Superti