Santa Maria, quinta-feira, 4 de julho de 2024

• 03/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 03/10/2022

Na tarde desta segunda-feira (03), no Plenário Coronel Valença, a Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou evento alusivo ao Dia Mundial do Idoso, comemorado, anualmente, no dia 1º de outubro. Vários idosos prestigiaram o evento, que também foi acompanhado pelos vereadores Givago Ribeiro, Manoel Badke, Roberta Leitão, Tubias Callil e Rudys Rodrigues.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Jaime Dal Forno de Freitas, ressaltou que as suas atividades e de toda a diretoria do conselho é feito de forma voluntária. “É um trabalho voluntário em prol da sociedade”. Logo após, iniciou uma série de palestras sobre diversos temas.

A primeira palestra foi do professor Robson Machado da Silva, sobre educação financeira sistêmica. O palestrante disse que, muitas vezes, as pessoas planejam um futuro próspero, com recursos financeiros, o que não se confirma ao final da vida. Um dos maiores motivos dessa frustração está na educação. “Mas, infelizmente, a gente não acessa isso. Sabe como fazer, mas não faz”. O docente defende que a educação deve entregar às pessoas uma educação financeira que forneça riqueza às pessoas. Confira as demais palestras:

- 14h30 – Drª. Mariana Ramos Vieira – Palestra: Ser idoso, dos preconceitos da velhice à riqueza biográfica;

- 15h – Sharon da Silva Martins - Equipe da Saúde da Família da Vila Lídia – Palestra: Rede Bem Cuidar;

- 15h30 – Professor José Francisco Silva Dias – Palestra: O idoso protagonista do seu tempo.

A atividade foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pode ser assistida na íntegra clicando aqui.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Isadora Pilar