Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 11/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 11/10/2022

Na busca de alternativas para solucionar o déficit de recursos da Casa de Saúde, a presidência do Legislativo promoveu, na tarde desta terça-feira (11), no Plenarinho da Câmara, reunião dos vereadores com a direção da instituição hospitalar. “É o único hospital municipal que temos. Tomamos conhecimento do grande esforço que a Casa de Saúde faz para manter os atendimentos mesmo com o déficit no orçamento”, destacou o presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira. Também estavam presentes os vereadores Luci Duartes, Roberta Leitão, Werner Rempel, Ricardo Blattes, Givago Ribeiro, Adelar Vargas, Pablo Pacheco, Tony Oliveira, Alexandre Vargas, Getúlio de Vargas, Admar Pozzobom e Manoel Badke.

A Irmã Liliane Alves Pereira, da direção do Hospital Casa de Saúde, traçou um panorama da situação financeira da instituição, mostrando a variação na planilha de custos de medicamentos, materiais, alimentos e insumos nos últimos três anos. O Hospital, que é 100% SUS e atende 33 municípios, possui um contrato com o Estado que prevê repasse de aproximadamente um milhão e 700 mil reais por mês, valor insuficiente para cobrir os custos de cerca de dois milhões/mês. Assim, há um déficit mensal em torno de 300 mil reais.

De acordo com a direção do Hospital, de janeiro a setembro deste ano, os números de atendimentos foram os seguintes: 2.239 ambulatoriais; 12. 774 na traumatologia; 4.676 internações; 1635 cirurgias; 11.111 diagnósticos por imagem e 1.813 atendimentos na maternidade. Segundo a Irmã Liliane, os atendimentos feitos além do limite contratualizado com o Estado não são passíveis de ressarcimento. Deste modo, há a necessidade de encontrar alternativas para resolver o déficit de recursos.

Como encaminhamento, o presidente do Legislativo informou que a situação da Casa de Saúde será debatida também na próxima reunião da Mesa Diretora para analisar de que modo o Parlamento pode auxiliar, institucionalmente, o hospital.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Isadora Pilar