PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos promove Seminário sobre Direitos das Crianças e Adolescentes


  • 19/10/2022
  • 177 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 19/10/2022
Compartilhe:

Com a realização de palestras nos turnos da manhã e da tarde, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CDH) da Câmara de Vereadores está promovendo, nesta quarta-feira (19), o Seminário sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes. A Mesa de Abertura da solenidade contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Valdir Oliveira; do vereador Rudys Rodrigues, presidente da CDH; da vereadora Marina Callegaro, integrante da comissão; de João Chaves, secretário do município de Desenvolvimento Social; professor Jadir Zaro, diretor da Fapas (Faculdade Palotina de Santa Maria); juíza Gabriela Bobsin, do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santa Maria e Elizandra Tatsch, presidente da Comissão da Criança e Adolescente da OAB/Subseção Santa Maria. Os vereadores Getúlio de Vargas, Roberta Leitão e Admar Pozzobom também estavam presentes no seminário, que acontece no plenário do Legislativo.

O presidente do Legislativo, vereador Valdir Oliveira, destacou a felicidade em presenciar a proatividade da Comissão de Direitos Humanos em debater e buscar soluções para um assunto tão relevante. “Quando falamos da luta contra a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes estamos falando de vida e de respeito”, ponderou.                                               

Antes da primeira palestra no turno da manhã, os presentes realizaram um minuto de silêncio pela memória do menino Anthony Chagas de Oliveira, de dois anos, assassinado no município de Cidreira na última sexta-feira (14). A mãe o padrasto do menino foram presos pela Polícia Civil em razão da suspeita de tortura e homicídio qualificado.

A primeira palestra no turno da manhã foi ministrada pelo Jadir Zaro, diretor da Fapas (Faculdade Palotina de Santa Maria), com o tema “O enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes: uma transformação paradigmática”. Na sequência, aconteceram as palestras da juíza Gabriela Dantas Bobsin, da Vara do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santa Maria e Elizandra Tatsch, presidente da Comissão da Criança e Adolescente da OAB/Subseção Santa Maria.

 

No turno da tarde, acontecem as seguintes palestras:

14h15: “O Papel da Polícia Civil na Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes e estatística criminal no município de Santa Maria” - Delegada Luiza Sousa (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente);

15h: "Além do DNA: A importância do cuidado para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes." - Psicol.ª Laís Schpröpfer - especialista em Clínica Psicanalítica, mestranda em Psicologia e Integrante da REDIJUV (Rede de Estudos sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude da UFSM).

 

A primeira parte do Seminário teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 18.2 da TV aberta) e também pode ser revisto na íntegra no YouTube (TV Câmara Santa Maria).

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Mateus Azevedo e Guilherme Superti


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços