PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

Seminário sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes dá seguimento a palestras no turno da tarde


  • 19/10/2022
  • 257 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 19/10/2022
Compartilhe:

No turno da tarde desta quarta-feira (19), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos deu sequência ao Seminário sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da comissão, vereador Rudys Rodrigues, pelos integrantes do colegiado, vereadores João Ricardo Vargas/Coronel Vargas e Marina Callegsaro, e pelas palestrantes Luiza Sousa e Laís Schpröpfer.  

A primeira palestrante da tarde foi a delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Luiza Sousa, que falou sobre “O Papel da Polícia Civil na Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes e estatística criminal no município de Santa Maria”. A delegada disse que debater esse tema, nesse momento, é muito importante, já que os números de crimes envolvendo crianças e adolescentes estão aumentando. “Nós estamos verificando um grande aumento de crimes envolvendo crianças e adolescentes, tanto como vítimas como infratores”.

Relatou que a Polícia Civil tem uma função investigativa. Primeiramente, o órgão analisa se houve algum crime e quem foi o autor, em caso de ocorrência criminal. Para, depois, se iniciar a investigação. Segundo a delegada, o inquérito policial é composto das seguintes etapas: depoimentos; perícias; requisição de documentos a órgãos públicos, caso seja necessário, e solicitação de imagens ou outros documentos aos detentores desses materiais.           

Já a segunda palestrante da tarde foi a psicóloga Laís Schpröpfer, especialista em Clínica Psicanalítica, mestranda em Psicologia e integrante da REDIJUV (Rede de Estudos sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude da Universidade Federal de Santa Maria). A palestra  teve como tema “além do DNA: A importância do cuidado para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes."

 

O Seminário tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 18.2 da TV aberta) e também pode ser acompanhado no YouTube (TV Câmara Santa Maria).

 

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços