sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Parlamento prestigia inauguração de usina de biogás

• 20/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 20/10/2022

Na manhã desta quinta-feira (20), o presidente do Poder Legislativo Santa-mariense, vereador Valdir Oliveira, participou da inauguração da Unidade de Santa Maria da Biotérmica Energia S/A, empresa instalada no Distrito de Santo Antão e que gera energia elétrica através dos resíduos sólidos do aterro sanitário da localidade operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR). O prefeito em exercício do município, Rodrigo Décimo, os parlamentares Danclar Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, Juliano Soares/Juba e Tubias Callil, entre outras autoridades prestigiaram a solenidade.

O diretor presidente da empresa, Leomir de Castro Girondi, informa que do aterro são utilizadas 400 toneladas/dia de resíduos. Matéria prima que contribui para a usina gerar 1KW/hora, o que tem capacidade para gerar energia para uma população de aproximadamente 15 mil habitantes. Leomir declarou também que a unidade de Santa Maria vai gerar 25 empregos divididos nas funções de operação e captação de gás.

O presidente da Câmara destacou a importância do parlamento acompanhar essa importante iniciativa, que utiliza gases poluentes na geração de energia limpa. O parlamentar também salientou a importância da valorização humana dos cerca de 1000 catadores de resíduos sólidos que atuam na cidade.

A Biotérmica já tem unidades nos municípios de Minas do Leão, Giruá e Victor Graeff.

Texto Mateus Azevedo

Foto: Guilherme Superti