Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Poder Legislativo pretende destinar em torno de R$ 4 milhões para sanar o déficit da Casa de Saúde

• 24/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 24/10/2022

A presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou mais uma reunião para tentar solucionar o déficit do Hospital Casa de Saúde de R$ 300 mil mensal. O encontro aconteceu na Sala da Presidência na manhã desta segunda-feira (24). Participaram da reunião representantes da Secretaria de Município de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Casa de Saúde.

A diretora do hospital, Irmã Liliane Alves Pereira, relatou que, até 2020, a instituição estava com certa tranquilidade financeira por conta dos recursos emergenciais destinados por causa da pandemia de Covid – 19. “No período pandêmico, eu não era obrigada a cumprir metas. Agora, eu sou”. Liliane informa que o hospital recebe contratualmente em torno de R$ 1.700.000,00/mês do estado. Mas que esse valor não é suficiente e isso gera um déficit de R$ 300 mil ao mês.

Esse déficit, segundo a diretora da instituição, foi gerado pela inflação de alimentos e de insumos no período pré-pandêmico até os dias atuais. Os valores pagos aos plantonistas também não são mais o mesmo do período pré-pandêmico, conforme Liliane. Outra questão relatada que contribuiu para esse déficit foi o serviço excedente prestado pelo hospital como, por exemplo, as cirurgias. O estado cobre 10 cirurgias e a instituição realiza 30 por mês. “Não posso dizer que o valor do estado é baixo, mas não é suficiente”.

Posição do Poder Executivo

O secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, declarou estar bastante preocupado com a pauta, porque R$ 300 mil é um valor considerável. O chefe da pasta defendeu que esse passivo seja uma pauta que envolva os 33 municípios da região atendidos pela Casa de Saúde e solicitou à direção do hospital um detalhamento do déficit. Ribas destacou que a Prefeitura já investiu na aquisição de um tomógrafo e na revitalização da fachada da instituição. “Só aí foi dois milhões”.

A diretora do hospital afirmou que 98% do atendimento clínico realizado na Casa de Saúde beneficia usuários de Santa Maria. Já sobre o atendimento ambulatorial, Liliane não apresentou os dados.

Posição do Conselho

A representante do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani, corroborou a argumentação do antecessor e defendeu uma articulação regional com os 33 municípios atendidos pelo hospital. Benildes também defendeu a inclusão da Secretaria Estadual de Saúde nesse debate.

Posição do Poder Legislativo

O presidente da Câmara, Valdir Oliveira, declarou que pretende destinar parte do duodécimo do Poder Legislativo, estimado em aproximadamente R$ 4 milhões, para sanar, de forma mais imediata, o passivo da Casa de Saúde. “Quero que esse recurso seja utilizado para a maior necessidade no momento. E eu entendo que é a saúde”. O chefe do parlamento afirmou que já debateu esse tema com a Mesa Diretora, colegiado composto por cinco parlamentares titulares e que, posteriormente, debaterá com a totalidade dos edis.

Duas ações de médio e longo prazo também foram acordadas na reunião: levar a situação para a próxima reunião do colegiado dos secretários municipais da região e mobilizar os deputados que têm alguma relação com a Região Central para destinarem recursos à instituição. Anteriormente, já ocorreram duas reuniões, nos dias 05/10 e 11/10, para tratar desta temática.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Guilherme Superti