quinta-feira, 28 de março de 2024

• 03/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 03/11/2022

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (03), os parlamentares aprovaram um projeto de lei e outras três matérias passaram pela primeira discussão. Essas três proposições devem ser votadas na Sessão Ordinária de terça-feira (08).

O expediente nobre foi utilizado pelo vereador Paulo Ricardo Pedroso, prestando homenagem a 79ª Romaria Estadual da Medianeira que será realizada nos dias 5 e 6 deste mês. O orador fez um histórico da devoção a Nossa Senhora Medianeira de todas as graças em Santa Maria iniciada em 1928. Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo-emérito da Arquidiocese de Santa Maria, destacou que a romaria é um mutirão de evangelização e uma experiência de conversão para quem dela efetivamente participa.

Já no espaço da Tribuna Livre, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (CONSEA), Juarez Felisberto, destacou a importância de os vereadores destinarem emendas impositivas para o combate à fome. Afirmou que milhares de santa-marienses lutam, diariamente, para ter acesso ao alimento. “Peço essa consideração especial para esta questão de pedir apoio com as emendas”, enfatizou. Claricio Severo Marques, representando o Comitê Emergência Ruas, reforçou o pedido aos vereadores para que destinem emendas ao Banco de Alimentos, entidade a qual, por sua vez, direciona itens alimentícios a projetos sociais como, por exemplo, as cozinhas comunitárias.

REQUERIMENTOS APROVADOS:
- requerimento, de autoria do vereador Danclar Rossato, solicitando a inserção nos Anais da página 22 do jornal Diário de Santa Maria, do dia 24 de outubro do corrente ano, intitulada “É tempo de Romaria’. O autor do texto é Thieser Farias, bacharel e mestrando em Direito na UFSM;
- de autoria do vereador Paulo Ricardo Pedroso, solicitando o envio de Moção de Congratulação a Arquidiocese de Santa Maria pela 79ª Romaria Estadual da Medianeira.

PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:
- Projeto de Lei nº 9493, de autoria da vereadora Luci Duartes, que “Denomina de EMEI Circe Terezinha da Rocha uma Escola localizada na Rua C, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon;
- Projeto de Lei nº 9495/2022, de autoria do vereador Valdir Oliveira, que "Institui no âmbito do Município de Santa Maria, o evento “Nei Day”, a ser comemorado no dia 15 de novembro e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município e dá outras providências";
- Projeto de Lei nº 9291/2021, de autoria do Poder Executivo, que “Autoriza a aquisição de imóvel, com dação em pagamento, para abrigar a sede administrativa do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria - IPASSP-SM”.

PROJETO APROVADO:
Projeto de Lei nº 9497, de autoria do vereador Danclar Rossato, que “Institui a Semana de Combate e Conscientização sobre a Síndrome de Burnout e inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria”.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Isadora Pilar