sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão de Políticas Públicas debate projeto que contempla apenadas do município

• 24/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 24/11/2022

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária no Plenarinho do Poder Legislativo na manhã desta quinta-feira (24). Na ocasião, a comissão tratou sobre projeto para apenadas do sistema carcerário do município.

A comissão recebeu o professor João Felipe Silveira Ribeiro que apresentou aos parlamentares a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC Feminina). Disse que a associação é uma entidade sem fins lucrativos e que tem o objetivo de tratar as apenadas de forma humanizada. O docente, que preside a APAC, argumentou que um apenado, no Brasil, custa em média de três a quatro salários mínimos e ratificou que o intuito da APAC é ressocializar as apenadas através da formação profissional, oferecimento de cursos, entre outros. “O crime fica lá fora. Ali dentro, é a pessoa humana que está sendo ressocializada”.

João Felipe informou aos edis que a APAC já está juridicamente constituída. E que a intenção da associação é, no próximo ano, ser implementada. O professor almeja iniciar o projeto com 20 detentas, podendo, futuramente, chegar a 80 apenadas beneficiadas. O presidente da associação afirmou que o projeto não tem a intenção de substituir o sistema prisional e sim ser parceiro deste.

O vice-presidente da comissão, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, declarou que o colegiado tem total interesse em apoiar o projeto e acredita que todas pessoas são recuperáveis à vida em sociedade. Participaram da reunião os vereadores Tony Oliveira (presidente), Coronel Vargas (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, Alexandre Pinzon Vargas, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio e Roberta Leitão. Devido ao horário diferenciado da sessão de hoje, o vereador Danclar Rossato/Professor Danclar não participou da reunião, pois, simultaneamente, estava acontecendo a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a qual também é integrante.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Luã Santos