Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

• 06/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 06/12/2022

O presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, acompanhado dos estudantes eleitos Vereadores das Escolas, entregou ao prefeito Jorge Pozzobom, um documento com as principais reivindicações dos alunos eleitos. A atividade, que aconteceu na tarde da última segunda-feira (05) no gabinete do prefeito, marcou o encerramento das atividades do Projeto Vereador da Escola no ano de 2022.

A Câmara de Vereadores, por meio do projeto, buscou aproximar o Poder Legislativo dos estudantes Santa-marienses, bem como evidenciar as atribuições e responsabilidades dos(as) vereadores(as) da cidade, aprimorar as práticas democráticas e ainda estimular a cidadania e a participação política entre os jovens. A iniciativa, conduzida pela Presidência com apoio da Assessoria de Relações Públicas da Casa, tem por objetivo contribuir para a cultura política dos futuros homens e mulheres, valorizando o Legislativo como local maior de exercício da democracia, aproximando-o da comunidade escolar e informando sobre suas funções e ritos regimentais.

Confira as escolas participantes em 2022 e os estudantes eleitos:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, com o aluno Samuel Pedron Milani, 11 anos, 6º ano;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nsª. Sra. do Perpétuo Socorro, com o aluno Davi Turchiello Maia, 15 anos, 9º ano;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, com a aluna Stéffany Pereira da Silva, 15 anos, 9° ano;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas, com o aluno Israel de Cristo Oliveira, 14 anos, 8º ano;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis, com o aluno Guilherme Machado Nunes, 13 anos, 8º ano.

Das normativas do projeto, destacam-se a participação de alunos eleitos em suas escolas como seus representantes, sendo que cada escola pode inscrever apenas um aluno. As escolas procedem a eleição, expedem a ficha de inscrição e a comprovação de bom desempenho escolar do aluno escolhido.

Texto: Clarissa Lovatto (colaboração Alexandra Schimanko, Relações Públicas)

Fotos: Cristina Haas (Colaboração)