sexta-feira, 19 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara sedia atividade pública HIV e Aids: precisamos falar sobre isso!

• 09/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 09/12/2022

Na manhã desta sexta-feira (09), a Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, sediou o seminário HIV e Aids: precisamos falar sobre isso! A atividade, realizada no plenário do Legislativo, foi promovida pelo Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV. Compuseram a mesa de autoridades: vereador Manoel Badke, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo; Ana Paula Seerig, adjunta da Secretaria Municipal de Saúde; Maria Clara Valadão, médica do HUSM/UFSM; Márcia Gabriela de Lima, enfermeira da Política HIV/Aids/ISTS e Hepatites Virais; Tanise Santini, enfermeira/ residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio; Andreia Silva, assistente Social e coordenadora do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV Aids em Santa Maria e Jarbas Ziani Enfermeiro, residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio.

O vereador Manoel Badke explicou que a realização do seminário surgiu a partir de uma reunião da Comissão de Saúde com a presença de integrantes do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV. O parlamentar destacou a intenção de promover, durante o ano de 2023, várias atividades com intuito de divulgar e discutir a temática. A secretária adjunta de saúde, Ana Paula Seerig, ressaltou que a pasta tem primado pela ampliação da testagem para, assim, promover ações de cuidados precoces.

Confira os palestrantes:

- Maria Clara Valadão - Médica do HUSM/UFSM;

- Márcia Gabriela de Lima - Enfermeira - Política HIV/Aids/ISTS e Hepatites Virais;

- Tanise Santini - Enfermeira - Residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio;

- Andreia Silva - Assistente Social e Coordenadora do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV Aids em Santa Maria;

- Jarbas Ziani - Enfermeiro - Residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio.

O seminário foi transmitido, ao vivo, pelo canal 18.2 da TV Aberta e a íntegra pode ser conferida no YouTube (TV Câmara Santa Maria).

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos e Isadora Pilar