Santa Maria, quarta-feira, 24 de julho de 2024

Reunião Pública da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente recebe membros da Condema e da Secretaria de Meio Ambiente

• 16/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 16/12/2022

Na manhã desta sexta-feira (16), no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, ocorreu a “Reunião Pública sobre a defesa do meio ambiente e pela promoção da sustentabilidade no município”. A reunião foi conduzida pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e pela Promoção da Sustentabilidade, vereador Givago Ribeiro, e foi uma solicitação da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente. Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância sobre a temática ambiental ser debatida pelo poder público e destacou o trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e sobre as emendas relacionadas ao meio ambiente debatidas na sessão realizada na última quinta-feira (15).

Para o presidente da frente parlamentar, tudo o que envolve a questão ambiental é de extrema importância ser debatido pelo poder público. O vereador também salientou a questão da água que abastece Santa Maria, a situação do rio Vacacaí-Mirim e das nascentes que abastecem nosso município. “Não podemos deixar que o Vacacaí-Mirim vire um Arroio Cadena” destacou Givago, que lembrou que em períodos de estiagem a sociedade e principalmente os produtores rurais, sofrem com a falta de água.

Representando o Condema, participaram da reunião o seu presidente André Domingues (Deco), que destacou que o debate ambiental tem grande impacto na vida de todas as pessoas. Já os membros Armando Ribas Neto e João Francisco Horn, destacaram que é possível fazer um trabalho de prevenção e que é necessário que o estado invista em projetos de pesquisas de proteção do meio ambiente. Gerson Vargas Peixoto representou a Secretaria de Meio Ambiente e ressaltou que uma cidade que investe em políticas sustentáveis se torna uma cidade melhor para se viver. Gerson apontou que as atuais legislações devem ser atualizadas e que o Poder Executivo solicita estudos de pesquisa sobre as áreas ambientais de Santa Maria.

A Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente é formada pelos vereadores Givago Ribeiro (presidente), Delegado Getúlio (vice-presidente) e pelos membros Admar Pozzobom, Manoel Badke e por Rudys Rodrigues. A gravação da transmissão da Reunião Pública pode ser assistida pelo canal da TV Câmara Santa Maria no YouTube.

Texto: Luã Santos

Fotos: Reprodução