- 02/03/2023
- 299 visualizações
- Geral
- Criado por: Thaís Hoerlle em 02/03/2023
Na manhã desta quinta-feira (02), no Plenarinho do parlamento, teve início às atividades da comissão de direitos humanos da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na primeira reunião, os vereadores reafirmaram a importância do trabalho realizado pela comissão e as temáticas que devem ser debatidas durante o ano legislativo. A presidente da comissão, vereadora Marina Callegaro, destacou que umas das pautas que devem ser debatidas pela comissão é a questão das crianças que vivem no espectro autista em Santa Maria, inclusive convidando a secretaria de educação do município para debater sobre esse assunto com os parlamentares.
Durante a reunião, foi debatido entre os presentes sobre a moção de repúdio contra as declarações do vereador de Caxias do Sul em relação aos trabalhadores baianos que estavam em condições de trabalho análogo a escravidão na serra gaúcha. A Moção será proposta pelo vereador Paulo Ricardo Pedroso com apoio dos vereadores presentes, já que regimentalmente não é permitido a moção ser requerida diretamente pela comissão permanente.
No próximo encontro, os edis irão realizar o planejamento anual da comissão de direitos humanos para 2023. A Comissão é formada por Marina Callegaro (presidente), Paulo Ricardo Pedroso (Vice-presidente), Rudys Rodrigues,Roberta Leitão,Coronel Vargas, Ademar Pozzobom e Adelar Vargas Bolinha. Os dois últimos parlamentares não participaram da reunião pois estavam em viagem autorizada à capital federal.
As reuniões da comissão de Direitos Humanos ocorrem às quintas feiras, às 10h, no Plenarinho da câmara municipal.
Texto: Luã Santos
Fotos: Mateus Azevedo