sexta-feira, 29 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Em primeira reunião do ano, Comissão de Saúde debate várias pautas


  • 03/03/2023
  • 98 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 03/03/2023
Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira (02), na Sala de Reuniões, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou a primeira reunião do ano. Participaram da reunião os vereadores Getúlio Jorge de Vargas (vice-presidente), que coordenou os trabalhos nessa oportunidade, Anita Costa Beber, Helen Cabral, Marina Callegaro, Tony Oliveira e Valdir Oliveira. O vereador Admar Pozzobom, que preside o colegiado, não participou da reunião, porque esta em viagem a Brasília autorizada pelo Poder Legislativo. Na pauta, foi tratado sobre a atual situação do serviço de saúde mental no município e acolhida duas denúncias. No princípio da reunião, Getúlio de Vargas desejou a todos integrantes do colegiado que cheguem ao final do ano com o sentimento de dever cumprido. “Tô com muita expectativa de aprender com os vereadores que já faziam parte da comissão. E a pauta da saúde é inesgotável”.

Na sequência, o colegiado recebeu o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) Jonatas Teixeira, que reclamou aos edis sobre a falta de atendimento de especialistas em psiquiatria nos postos de saúde do município. Argumentou que são apenas oito postos que realizam esse atendimento e que a fila de espera é muito grande. Relatou que realiza seu tratamento no ambulatório do Hospital Casa de Saúde e que está sem os medicamentos necessários ao seu tratamento. “Eu to, desde novembro, sem atendimento, porque a minha médica entrou em férias e não avisou nada”. A comissão deliberou enviar pedido de informações ao serviço de saúde mental do município para que seja esclarecido aos vereadores o que foi relatado pelo usuário do SUS.

Recebimento de denúncias

A comissão recebeu duas denuncias encaminhadas através da Ouvidoria Parlamentar. As denúncias tratam de uma possível queima irregular de material hospitalar tóxico efetuada no Hospital Caridade e de uma possível sobre carga de trabalho dos técnicos de radiologia do município. Para fiscalizar as referidas denúncias, os parlamentares deliberaram, para a próxima reunião ordinária, convidarem um representante do hospital  e o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, para se pronunciarem sobre os respectivos assuntos.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar

 

 


Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços