sábado, 20 de abril de 2024

• 08/03/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 08/03/2023

No final da tarde desta quarta-feira (08), no Plenário Coronel Valença, o Poder Legislativo de Santa Maria realizou a primeira sessão solene do ano para a entrega do Troféu Mulher Cidadã à enfermeira Liliane Espinosa de Mello Norberto Duarte. Antes do início da cerimônia, o quarteto de acordes e voz dos músicos Juliana Pires, Matheus Lopes, Regina Guerra e Felipe Saldanha interpretaram três músicas.

O Troféu Mulher Cidadã de Santa Maria é uma concessão que foi consolidada pela Lei no  6040, de 6 de janeiro de 2016. A honraria é destinada às mulheres que desempenham trabalho relevante para a comunidade nas áreas de Assistência Social, Educação, Indústria e Comércio, Liderança Jovem, Saúde e Defesa dos Direitos das Crianças e das Mulheres em Santa Maria.

A vereadora Roberta Leitão discursou apresentando a homenageada. Liliane Duarte é major reformada da Brigada Militar, foi secretária municipal de Saúde no início da primeira gestão do prefeito Jorge Pozzobom e, atualmente, é a vice-presidente do Lar das Vovozinhas. A parlamentar destacou as áreas de atuação para que o troféu é destinado. “E ninguém como a Liliane tem trabalho em todas essas áreas e também na área da defesa dos idosos”.

A homenageada agradeceu a todas as instituições e entidades em que atuou em sua carreira profissional. “Minha caminhada foi construída com trabalho”. Destacou também o trabalho realizado pelas vereadoras santa-marienses e lembrou que na Brigada Militar ela e outras mulheres ocuparam espaços que antigamente eram destinados exclusivamente aos homens.

Com relação à experiência que tem como vice-presidente do Lar das Vovozinhas, salientou algumas problemáticas da sociedade com relação ao cuidado com os idosos. Declarou que a sociedade atual não está preparada para o cuidado. E que muitas vezes os que os idosos desejam, principalmente as mulheres do lar, é uma atenção, um carinho. “Todos nós nascemos de uma mulher, independente da situação”.

O presidente do Parlamento Municipal, vereador Givago Ribeiro, destacou o espírito de liderança da homenageada. Também salientou a importância das mulheres para a sociedade. “Insubstituível. Isso é uma síntese do que representam as mulheres. Vocês são insubstituíveis”.

Também participaram da sessão solene os vereadores Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas, João Ricardo Vargas, Juliano Soares, Luci Duartes, Marina Callegaro, Manoel Badke, Pablo Pacheco, Rudys Rodrigues, Tony Oliveira, Tubias Callil, Valdir Oliveira, Werner Rempel, além das vereadoras suplentes Lorena dos Santos e Maria Rita Py Dutra.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar