Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

• 23/03/2023
  • Audiência Pública
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 23/03/2023

No fim da manhã desta quinta-feira (23), a comissão de cidadania e direitos humanos da Câmara de Vereadores de Santa Maria, realizou mais um encontro do colegiado na sala de reuniões do parlamento municipal.

Parecer Favorável

O vereador Paulo Ricardo Pedroso deu parecer favorável ao PROJETO DE LEI Nº 9501/2022, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que “Dispõe sobre a responsabilidade de os condomínios residenciais do Município de Santa Maria, comunicarem ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, e pessoas com deficiência”. Por cinco votos favoráveis e um contrário, o projeto foi aprovado pela comissão. A vereadora Roberta Leitão, votou contra, pois a parlamentar acredita que o projeto não parece ser muito claro sobre a sua efetividade prática, mas concordou que o projeto é de grande importância.

Reivindicação da comunidade

A comissão também recebeu moradores que moram na rua Dr. Alberto Pasqualini, antiga Rua 24 horas, sobre problemas que os moradores e comerciantes da região estão enfrentando atualmente. Segundo a síndica de um condomínio da região, Marta Franciosi, as ações solidárias que ocorrem no espaço acabam atrapalhando o fluxo de pessoas na rua.

Outra preocupação dos moradores é a questão da criminalidade. Todos que participaram da reunião trouxeram relatos sobre situações de insegurança, com fotos e vídeos que foram mostrados aos parlamentares.

A maioria da comissão relatou que não tinha conhecimento sobre a atual situação da rua e destacou a importância de se buscar o mais rápido possível uma solução para esse problema junto ao poder executivo e a Secretaria de Desenvolvimento Social. A presidente da comissão, vereadora Marina Callegaro, destacou que é importante convidar os integrantes das ONGs que atuam no espaço, para que juntos busquem um novo local para a ação social continue ocorrendo de forma segura para todos.

Integram a comissão os seguintes vereadores: Marina Callegaro(presidente),Paulo Ricardo(vice-presidente), Rudys Rodrigues,Roberta Leitão,Adelar Vargas(Bolinha),Admar Pozzobom e Cel. Vargas, este último ausente por motivos de saúde.

As reuniões ocorrem às quintas-feiras, às 10 da manhã, no plenário do parlamento municipal.

Texto e Fotos: Luã Santos