Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

• 12/04/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 12/04/2023

Nesta quarta-feira (12), no Plenário Coronel Valença, o Poder Legislativo de Santa Maria concedeu a entrega da Comenda Dr. Flávio Cassol a Cleci Maria Cardoso, e a Comenda Coronel Pillar ao 2º sargento Luiz Carlos dos Santos. Essas duas honrarias foram consolidadas por meio da Lei no 6040, de 6 de janeiro de 2016. Os Hinos Nacional e Rio-Grandense foram executados pela banda da 6ª Brigada.

A Comenda Dr. Flávio Cassol é destinada aos profissionais que se destacam na área da saúde municipal, e entregue no mês de abril, data alusiva à Semana Municipal da Saúde, comemorada na primeira semana do mês.

Já a Comenda Coronel Pilar é destinada aos policiais militares inativos que se destacaram no exercício das atividades de policial militar. Ela também é entregue no mês de abril, uma vez que no dia 21 deste mês se homenageia o patrono da Brigada Militar (BM), Tiradentes.

O vereador Alexandre Pinzon Vargas apresentou a agraciada, Cleci Maria Cardoso, que é enfermeira, com especialização em saúde pública. Ela foi secretária de saúde do Município de Silveira Martins e atua como enfermeira do município de Santa Maria desde 1997. O parlamentar destacou o comprometimento de Clecia Maria. “Nesta noite, vou homenagear uma mulher muito comprometida com a saúde do município”. Disse que para alguém receber a honraria, deve ter enorme destaque na área da saúde. E que todos os parlamentares votaram no nome de Cleci para ser a homenageada deste ano.

A agraciada destacou a satisfação pela homenagem recebida. “É com muita alegria, orgulho e gratidão que recebo a Comenda Dr. Flávio Cassol”. Disse que o Pronto-Atendimento do Patronato, no qual atua, atende em torno de 8 mil pacientes ao mês.

Já o vereador João Ricardo Vargas apresentou o segundo homenageado da noite: o 2º sargento Luiz Carlos dos Santos. Resgatou que o homenageado ingressou na BM ao 23 anos de idade, em 1979. Em Santa Maria, serviu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS). Após, atuou no Presídio Central, em Porto Alegre. Serviu também no 2º Batalhão de Choque, no Hospital Militar da BM e, depois, no 1º Regimento de Política Montada, indo para a reserva em 2008, “cumprindo a missão de atuar na segurança pública da sociedade gaúcha”. O edil também destacou que o homenageado defendeu a educação dentro da BM.

O homenageado disse que os policiais têm muitas privações por conta da profissão e que é uma função em que arriscam as próprias vidas. Salientou que ser policial sempre foi uma missão em sua vida. Missão esta de proteger as pessoas.

Encerrando a solenidade, o presidente do Poder Legislativo, vereador Givago Ribeiro, destacou a relevância das honrarias que contemplam duas áreas muito importantes: saúde e segurança pública. “Pontos tão demandados pela sociedade santa-mariense”. E que as comendas são uma forma do Parlamento Municipal reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas que se dedicam à coletividade.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar e Luã Santos