Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 26/04/2023
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 26/04/2023

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (25),  os vereadores realizaram a primeira discussão de um projeto de lei, incluído na ordem do dia por acordo dos líderes de bancada. Essa matéria deve ser votada na Sessão de quinta-feira (27).  Os vereadores também aprovaram o envio de uma Moção de Congratulações e a inserção de um artigo nos Anais do Poder Legislativo. Também foi aprovada a convocação do secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, para prestar esclarecimentos sobre os andamentos, processos e providências tomadas pela secretaria quanto à epidemia de dengue.

EXPEDIENTE NOBRE: O espaço do Expediente Nobre foi utilizado pelo vereador Danclar Rossato, que prestou homenagem aos 100 anos da Gráfica Pallotti e Revista Rainha.  “Um século de existência merece ser celebrado. São poucas as pessoas que conseguem chegar a este feito. Igualmente as empresas, são raras as organizações que conseguem perpassar os anos, superar os desafios, reinventar-se em cada período, para alcançar 100 anos”, destacou o orador.

O vereador registrou que a capacidade média produtiva é de 340 mil livros por mês, quatro milhões de livros por ano. O orador informou que começou a trabalhar na Gráfica e Editora Pallotti em 1979, na cidade de Porto Alegre, tendo conhecido todo processo gráfico desde a entrada do trabalho, produção e finalização. Em 1982, Danclar foi transferido para Santa Maria, passando a trabalhar como revisor.

Em nome da Gráfica Pallotti e da Revista Rainha, os Padres Alexsandro Miolo e Jadir Zaro destacaram a alegria pela comemoração de 100 anos de existência, um história construída com dedicação e fé.

A homenagem encerrou com a apresentação artística das crianças do grupo de cordas do Projeto Pallotti.

INSERÇÃO NOS ANAIS:

Requerimento, de autoria do vereador Danclar Rossato, solicitando a inserção nos Anais da Câmara de Vereadores, da matéria do Jornal Diário de Santa Maria dos dias 22 e 23 de abril de 2023, sobre os 100 anos da Gráfica Pallotti.

MOÇÃO APROVADA:

Requerimento, solicitando o envio de Moção de Congratulação ao ex-diretor do presídio regional de Santa Maria, Aldenir Batista, por serviços prestados. Autoria: vereadora Maria Rita Py Dutra.

CONVOCAÇÃO:

Por unanimidade, os vereadores aprovaram o requerimento, de autoria do vereador Tubias Callil, solicitando a convocação do Secretário Municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a comparecer à Câmara de Vereadores a fim de prestar esclarecimento a respeito dos andamentos, processos e providências tomadas pela secretaria quanto à epidemia de dengue. Dessa forma, o secretário deverá participar de sessão plenária ordinária, com data a ser definida, para sanar as dúvidas dos parlamentares.

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Lei Nº 9589, do Poder Executivo, que “Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no orçamento no valor de R$2.460.000,00”.  Conforme a justificativa, o pedido de crédito adicional especial é necessário considerando a Lei nº 6721/2022, que dispõe sobre a Amortização do Passivo Atuarial Previdenciário do Município de Santa Maria, em especial, que a amortização passou a ser por meio de aporte financeiro, o que altera a natureza de despesa para pagamento da obrigação. A matéria tramita em regime de urgência.

Texto: Clarissa Lovatto e Camila Porto.
Fotos: Isadora Pilar e Luã Santos.