Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão de Políticas Públicas recebe reclamações de falta de infraestrutura em dois bairros do município

• 04/05/2023
  • Audiência Pública
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 04/05/2023

Na manhã desta quinta-feira (04), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária. Na oportunidade, representantes de duas comunidades reclamaram de falta de infraestrutura e reivindicaram melhorias por parte do Poder Executivo. Os parlamentares também aprovaram a tramitação de projeto de lei.

Na primeira pauta, a comissão recebeu moradores do bairro Nova Santa Mara e bairros adjacentes, que reclamaram da enorme quantidade de lixo descartado, de forma irregular, nas proximidades da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, e da falta de um contêiner ou uma lixeira para que a população possa realizar o descarte corretamente. Na oportunidade, foi entregue aos edis vários ofícios encaminhados à Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos, documento estes que não tiveram retorno por parte do Poder Executivo, segundo os reclamantes.

A vice-diretora da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, Bruna Zorzi da Costa, afirmou que a referida pasta não estabeleceu um diálogo com a comunidade, sobre esse tema, até o momento. “Dizem que a comunidade não cuida, é relaxada. Mas onde eles vão colocar o lixo”, questiona a vice-diretora.

O membro da comissão, Getúlio Jorge de Vargas, disse que o fato de não terem contêineres nos bairros é uma questão contratual entre a Prefeitura e a empresa que presta esse serviço. O parlamentar argumentou que esse contrato precisa ser revisto para que o serviço também possa beneficiar a população periférica do município.

O também membro do colegiado, Danclar de Jesus Rossato, lembrou que essa pauta é debatida pela comissão há bastante tempo. “Para mim, está sendo uma vergonha, porque a gente não consegue atingir os objetivos”. O líder comunitário, Leonel Pacheco, também reclamou de problemas no saneamento básico do bairro Nova Santa Marta.

Deliberações

Como deliberação a essas pautas, a comissão encaminhará ofícios à Secretaria de Município de Educação e à Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos solicitando a colocação de uma lixeira nas proximidades da Escola Municipal Adelmo Simas Genro e convidar representantes da Corsan para discutir soluções aos problemas de saneamento básico enfrentados pela população do bairro Nova Santa Marta.

Infraestrutura do bairro Km 3

Na segunda pauta do dia, a comissão recebeu moradores da Vila Favarin, localizada no bairro Km 3, que reclamaram das más condições das vias, da falta de iluminação pública no bairro, entre outras demandas. O grupo também solicitou que o Poder Executivo realize uma regularização fundiária na área. Como deliberação, os vereadores irão convidar o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, o secretário municipal de Habitação, Wagner Bittencourt, e representantes da fiscalização da Prefeitura para intermediar soluções para as demandas reivindicadas pela comunidade.

Parecer aprovado

Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, parecer do relator Getúlio Jorge de Vargas ao Projeto de Lei 9571/2023 , de autoria do vereador Tubias Callil. Em seu parecer, o relator opinou pela normal tramitação da proposição. O projeto altera lei municipal e institui o Troféu Espírito Empreendedor. Conforme o texto da matéria, o Troféu Espírito Empreendedor reconhece e premia empresas e pessoas jurídicas que se destacaram no empreendedorismo em Santa Maria.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente), Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã dos Santos