Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

• 08/05/2023
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 08/05/2023

A Câmara de Vereadores sediou, na manhã desta segunda-feira (08), a entrega da Medalha da Legislatura ao atleta olímpico Gilvan Ribeiro. A condecoração, proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira, constitui uma cortesia institucional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul entregue a pessoas físicas ou jurídicas.  O homenageado disputou as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e também conquistou medalhas nos Jogos Pan-Americanos em 2011 e 2015.  Gilvan, que hoje está de aniversário, é secretário municipal de Esportes e integra a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro para o ciclo olímpico de 2024.

O presidente do Legislativo, vereador Givago Ribeiro, exibiu uma reportagem jornalística com a conquista de vaga olímpica por Gilvan, destacando a relevância do reconhecimento da Assembleia Legislativa ao atleta.  “É um resgate da memória do esporte”, ressaltou.

O deputado estadual Valdeci Oliveira declarou que a medalha é um reconhecimento à trajetória e ao protagonismo de Gilvan, por ter levado o nome de Santa Maria ao mundo. “Sei o quanto é importante o que Gilvan fez e faz para o esporte”, enfatizou.

Gilvan Ribeiro, ao agradecer a homenagem, lembrou que, em 2001, teve uma oportunidade valiosa e determinante na trajetória como atleta: o ingresso no projeto Canoagem no Esporte desenvolvido pelo município de Santa Maria.  Neste cenário, o homenageado declarou que sua luta é para que todos e todas tenham oportunidades.  “Carrego, com orgulho, medalha porque simboliza o que poderemos fazer juntos”, ponderou.

A solenidade, realizada no Plenário da Câmara, contou com a presença de familiares do homenageado; do vice-prefeito Rodrigo Decimo;  do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi ; do proponente da homenagem, deputado estadual  Valdeci Oliveira, e dos vereadores Manoel Badke, Valdir Oliveira e Tubias Callil.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos